Ação de conscientização

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 29/10/2022
Horário 08:00
Foto: Divulgação/AI
Intitulada “Esta vaga não é sua - nem por um minuto”, ação foi promovida com uso de cadeiras de rodas ocupando vagas disponíveis na Rua Rui Barbosa
Intitulada “Esta vaga não é sua - nem por um minuto”, ação foi promovida com uso de cadeiras de rodas ocupando vagas disponíveis na Rua Rui Barbosa

Esta semana, a Divisão Municipal de Trânsito de Pirapozinho realizou uma ação de conscientização na área central com pedestres e motoristas sobre a importância de manter livres as vagas para pessoas com deficiência e idosos.
Segundo o diretor da Divisão Municipal de Trânsito, Edson Soares de Almeida, a vaga utilizada indevidamente pode resultar em multa gravíssima no valor de R$ 293,47 e perda de sete pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Frases típicas
“A peculiaridade dessa campanha é que estamos utilizando justamente as frases que ouvimos de pessoas que usam de forma equivocada as vagas que são destinadas para pessoas com deficiência ou idosos”, pontuou o diretor de Trânsito de Pirapozinho.
Ele orienta caso você tenha alguma deficiência física de mobilidade, ou seja idoso e ainda não possua, adquira seu  cartão de identificação, na Divisão Municipal de Trânsito, que está localizada no piso inferior da Prefeitura de Pirapozinho, nos horários: das 9h às 11h e das 13h às 17h. É rápido, fácil e grátis!

Problema antigo
Sem dúvida estacionamento na área central de Pirapozinho. Há 22 anos residindo nesta cidade, e este problema se arrasta de administração a administração sem solução que garanta para quem prestigia comércio da cidade, vagas para estacionar veículos.
E nem mesmo as vagas especiais escapam do mau uso.

Pesca liberada
Em Sandovalina, mais de 1.400 quilos de peixes foram soltos no Balneário Babaquá. O prefeito Paco Mendes auxiliou os trabalhos de soltura e enfatiza que a pesca está liberada por tempo determinado. 
É que este é o último final de semana com pesca liberada antes da piracema. Até segunda, 31 de outubro, a população poderá pescar, mas é proibido usar tarrafas, redes ou similares.
Piracema: A partir de 1º de novembro e até 28 de fevereiro de 2023, a pesca volta a ficar proibida no período de reprodução dos peixes para proteção da fauna aquática. 

Violência na escola
Esta semana, a Rede Intersetorial de Pirapozinho esteve reunida no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Entre os temas abordados, o evento contou com uma palestra sobre Violência no contexto escolar: bullying e atos infracionais, ministrada pelo Dr. Luiz Antonio Miguel Ferreira, promotor de Justiça aposentado do MPSP. 

Divulgação | AI

Luiz Antonio Miguel Ferreira abordou tema extremamente relevante para autoridades da educação e outros setores da sociedade.

Brigas e conflitos escolares
Observamos uma frequência para os casos de brigas dentro e nas proximidades de escolas de Pirapozinho, uma situação preocupante. Em março, noticiamos aqui na coluna, em uma semana foram três registros de conflitos nas escolas da cidade, Olga Yamashita, Maria José e Lucia Silva Assumpção.
Recentemente, na saída de uma escola da rede estadual, no centro de Pirapozinho, uma confusão parou até o trânsito na Rua José de Alencar para que a Polícia Militar pudesse controlar quatro adolescentes que brigavam na saída da unidade escolar.

Não é de hoje
As brigas no ambiente escolar sempre ocorreram, mas hoje, o que chama a atenção, além dos motivos fúteis, é a espetacularização com as imagens circulando nas redes sociais. A discussão do problema com a participação da sociedade, como este que ocorreu na Câmara Municipal, sem dúvida, traz luz ao tema e às soluções para minimizar as ocorrências. 

Outubro Rosa
Diversas ações estão sendo promovidas no mês que tem o objetivo de refletir sobre o diagnóstico precoce e fatores de risco para a doença. A turma de zumba do Ponto de Cultura Piração de Pirapozinho fechou o mês de atividades com atividades alusivas ao Outubro Rosa.
Durante a aula, as alunas ouviram relatos de ex-pacientes e receberam brindes.

Diego Hip Hop

Turma de Zumba do Projeto Piração de Pirapozinho em atividades do Outubro Rosa 

Copa de Caratê
Dois dias de atividades, mais de 430 atletas de 18 cidades passaram pela sétima edição da Copa Pirapozinho de Caratê, no Clube de Campo da Acad, no último final de semana. E pela primeira vez, a competição contou com a categoria PCD com a participação dos caratecas da Apae de Pirapozinho e da categoria Kobudo que abrilhantaram o evento.
A copa foi coordenada pelo sensei Elton Shiratomi e contou com a presença do prefeito de Pirapozinho, Lucas Padovan dos Santos Pavani, dos vereadores Jurandir Aparecido de Lima e Lucas Fernando Vitalle, o diretor da Divisão Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Alexssandro Silvestre Gonzaga, o presidente da Acad, Willians Cezar Akira Kaneko, o sensei Moacyr Quissi e Alessandro Vieira Arantes representando a 5ª Coordenação Regional da Federação Paulista de Caratê, o sensei Alessandro Pires da Senshi Kyokai Kobudo, dos árbitros sensei Clodoaldo Zanon e Joaquim do Grupo AZK.

Divulgação | AI

Mais de 430 atletas de 18 cidades reunidos no último final de semana em Pirapozinho

Publicidade

Veja também