Ação de prevenção ao câncer de pele atende demanda espontânea no HR neste sábado

Interessados podem comparecer sem necessidade de encaminhamento por UBS; em caso de diagnóstico, algumas pessoas já farão tratamento cirúrgico no local

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 30/11/2023
Horário 14:47
Foto: HR
População poderá ser atendida por dermatologistas presentes no hospital
População poderá ser atendida por dermatologistas presentes no hospital

O ambulatório do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente receberá neste sábado, das 9h às 15h, o mutirão de atendimento gratuito para orientação, diagnóstico e tratamento do câncer de pele. Para participar, basta comparecer à unidade portando um documento original com foto. Não é necessário o encaminhamento da UBS (Unidade Básica de Saúde).

A ação faz parte da campanha “Dezembro Laranja”, realizada em parceria com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

O médico dermatologista e coordenador da campanha no HR, Murilo Carapeba, explica que o mutirão é um momento único para que a população possa ser atendida por um número grande de dermatologistas presentes no Hospital Regional. Reforça inclusive que, em caso de diagnóstico de câncer de pele, algumas pessoas já conseguem fazer um tratamento cirúrgico no local, no próprio sábado, ou recebem um encaminhamento para que possam ser atendidos em outro momento.

“Importante salientar que nos anos anteriores, sempre identificamos um grande número de câncer de pele presente na população. Geralmente, são lesões que as pessoas não fazem ideia que têm”, explica o médico dermatologista. “O câncer de pele pode ser bem silencioso. O mutirão é uma oportunidade para que possamos identificar”, acrescenta.

Manifestações e diagnóstico

O câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Inca (Instituto Nacional de Câncer) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.

Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.

Serviço

O ambulatório do Hospital Regional de Prudente fica localizado na Avenida Comendador Hiroshi Yoshio.

Publicidade

Veja também