Ação gratuita visa combater hipertensão

Campanha “Eu sou 12 por 8" teve início ontem, em Prudente, e segue até amanhã; parceiros oferecem exames à população

PRUDENTE - Gabriela Leal

Data 29/04/2015
Horário 08:26
 

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão, celebrado em 26 de abril, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), em Presidente Prudente, deram início ontem à campanha "Eu sou 12 por 8". A ação visa o combate à hipertensão, é gratuita e aberta à população. Cerca de 100 acadêmicos de Medicina, Nutrição e Enfermagem da universidade participam do projeto. As ações continuam hoje, das 9h às 17h, na Praça Nove de Julho. Já amanhã, os atendimentos serão no período matutino, das 9h às 12h, no campus 2 da Unoeste.

Até amanhã, exames como determinação do IMC (Índice de Massa Corporal), medição da circunferência abdominal, aferição da pressão arterial e aplicação de um questionário que visa avaliar as condições de saúde da população serão realizados. Caso necessário, os atendidos vão ser encaminhados para o tratamento em locais especializados.

Jornal O Imparcial Durante campanha, população pode aferir pressão arterial

Segundo a assistente social do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Valéria Cristina dos Santos, 44, a ação visa alertar e orientar as pessoas sobre a pressão arterial. "É necessário ter conhecimento, pois é arriscado", diz. Conforme a profissional, a hipertensão arterial é a causa da maioria das doenças cardiovasculares, ou seja, de toda enfermidade que afeta o coração e o sistema circulatório.

"Os alunos estão informando as pessoas sobre os riscos da pressão alta e problemas cardiovasculares", afirma o estudante de Medicina, Gustavo Bobato de Carvalho, 25. A pressão arterial é medida por meio de aparelhos como o tensiômetro e pode ter uma variação. Valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão. Por isso, o ideal é 12 por 8.

Para a diarista Sueli da Silva Rueda, 50, a ação é de fácil acesso à população e quando há alterações no resultado final, os responsáveis encaminham para os especialistas. "Quando tem campanhas assim, sempre compareço", comenta. "É a primeira vez que venho realizar os testes. Quero saber se tenho ou não pressão alta", afirma o jardineiro Marcos da Sousa Santos, 39.


SERVIÇO


ENDEREÇO

As atividades continuam hoje, das 9h às 17h, na Praça Nove de Julho, no centro de Prudente. Já amanhã atendimento será das 9h às 12h, no campus 2 da Unoeste, nas proximidades do Bloco B3. A instituição está localizada na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), km 572 – bairro Limoeiro.
Publicidade

Veja também