Ação identifica tracoma em escolas municipais

Enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde realizam trabalho de prevenção da doença em crianças a partir de 7 anos

PRUDENTE - IVE CAROLINE

Data 02/09/2017
Horário 13:09
José Reis, Enfermeiros realizam programa preventivo ao tracoma em escolas municipais de Prudente
José Reis, Enfermeiros realizam programa preventivo ao tracoma em escolas municipais de Prudente

Desde quarta até segunda-feira, quatro enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente visitam escolas municipais em torno de uma só missão: prevenir e identificar o tracoma em crianças entre 7 e 12 anos. A ação faz parte do PSE (Programa Saúde na Escola), da administração municipal, e é realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Durante o primeiro dia do projeto, 400 crianças foram examinadas pelos profissionais. Destas, sete foram identificadas como portadoras do tracoma. De acordo com o enfermeiro Juliano Spolador, que participa das visitas, é ideal a realização de um trabalho de acompanhamento, quando descoberta a doença, para evitar o avanço do problema. “O tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, crônica, que pode acarretar na cegueira. A transmissão da doença é dada por um micro-organismo, por meio do contato direto com mãos ou objetos contaminados, como toalhas, produtos de maquiagem ou até lenços”, explica.

De acordo com o enfermeiro, o exame dura cerca de cinco minutos. Nele, são observadas a pálpebra e possíveis cicatrizes que servem de identificadores da doença. O objetivo da ação é atingir cerca de 10% da população com esta faixa etária.

Além do exame que identifica o tracoma, também são realizadas ações que incluem medidas como acompanhamento de peso e altura das crianças (avaliação antropométrica), estímulo a atividades físicas e à alimentação saudável, e prevenção da obesidade infantil. As famílias também recebem orientações em relação aos cuidados com a saúde da criança e métodos para combater o micro-organismo transmissor da doença nos olhos.

O último atendimento dos profissionais ocorre na segunda-feira, durante a manhã e a tarde, na Escola Municipal Odette Duarte da Costa, localizada no Jardim Morada do Sol.

Publicidade

Veja também