Ação oferece exame clínico e mamografia

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 26/07/2016
Horário 11:15
 

O projeto Mulheres de Peito, da Secretaria Estadual da Saúde, deu início hoje aos atendimentos clínicos e realização de exames de mamografia em Presidente Prudente. A carreta-consultório está instalada no estacionamento da Fundação Hospital Regional do Câncer e os atendimentos seguirão até o dia 24 de agosto, das 9h às 16h20. De acordo com a auxiliar administrativa Ana Carolina Kumizake, o projeto atende mulheres a partir de 35 anos. De segunda a sexta-feira serão realizados 50 exames e, aos sábados, 20. "Aguardamos cerca de mil mulheres até encerrarmos os trabalhos", comenta.

A carreta já esteve em Prudente há dois anos e como teve um bom resultado, o hospital voltou a solicitá-lo à pasta estadual. O objetivo é promover a saúde e a prevenção do câncer, realizar o diagnóstico precoce, tratar a lesão e reabilitar as pacientes. A mamografia é o exame realizado nas mamas que permite diagnosticar de forma rápida o câncer de mama.

Jornal O Imparcial Unidade móvel está instalada no estacionamento da fundação

O diagnóstico precoce do câncer de mama inclui o autoexame, o exame clínico e a mamografia. O autoexame da mama feito pela própria mulher deve fazer parte das ações de educação para a saúde. É importante sempre fazer o autoexame, o exame clínico e a mamografia.

Os exames estão disponíveis para todas as mulheres, e é gratuito, mas deve ser agendado com antecedência. A paciente deverá se dirigir à unidade móvel com pedido médico, RG e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Para pacientes de 35 a 49 anos é necessário apresentar o pedido médico, RG e cartão do SUS, que é obrigatório. Já pacientes maiores de 50 anos não precisam de encaminhamento médico. Basta apresentar os documentos. "É uma boa oportunidade. O exame preventivo é o melhor caminho para a cura. Quanto antes se descobre a doença, mais êxito terá o tratamento", alerta a secretaria.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres. De acordo com o Instituto Se Toque, a mamografia deve ser feita anualmente após os 40 anos. O exame clínico é indicado a partir dos 20 anos. O autoexame é outra grande indicação médica. Deve ser feito mensalmente, de 7 a 10 dias após o início da menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis. As mulheres que não menstruam mais devem escolher

um dia.

 

SERVIÇO


ATENDIMENTOS


Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h20, e aos sábados, até o meio-dia. A unidade móvel do projeto Mulheres do Peito está instalada no estacionamento da Fundação Hospital Regional do Câncer de Prudente, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.380.

 
Publicidade

Veja também