A unidade móvel do projeto Nossa Energia, da Energisa Sul-Sudeste, segue itinerante pela região. Nesta semana, o caminhão estaciona no município de Indiana com serviços de troca de lâmpadas e de ventiladores e cadastro para sorteio de cinco geladeiras novas para famílias de baixa renda. O atendimento segue até quinta-feira, na Praça da Igreja Matriz, no Centro da cidade.
Conforme a analista de Eficiência Energética da Energisa Sul-Sudeste, Ana Letícia de Peres Vinha, em cada cidade a unidade móvel tem promovido ações para estimular o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades. A iniciativa do projeto Nossa Energia integra o programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O atendimento acontece na Rua Doutor Munhoz Barão do Rio Branco, 175, em frente à Praça da Matriz, nos seguintes horários: até quarta-feira, das 8h às 17h, e na quinta-feira, das 8h às 20h.
Nesses horários, haverá troca de lâmpadas para as famílias cadastradas na tarifa social, que devem apresentar um documento pessoal (CPF ou RG), o NIS (Número de Identificação Social) e uma conta recente de energia. Quanto aos ventiladores, Ana Letícia explica que as famílias precisam fazer um cadastro antecipado, na própria unidade móvel, até quarta-feira.
Além de preencher os requisitos de baixa renda, as famílias que desejam participar do sorteio para trocar as geladeiras também precisam se cadastrar com antecedência, também até quarta-feira, já que o sorteio será realizado na quinta, às 18h.
O objetivo da Energisa Sul-Sudeste é dar às famílias o benefício de terem em casa equipamentos mais eficientes e de menor consumo de energia, evitando o desperdício e a conta alta ao final do mês.
Durante a estada do caminhão na cidade, estão sendo realizadas visitas a moradores de baixa renda indicados pela Assistência Social do município, com o objetivo de conferir in loco os critérios para a inclusão no sorteio da troca do refrigerador, que incluem ser uma com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto.
Dessa forma, os contemplados no sorteio deverão entregar as geladeiras antigas para, então, receber o equipamento novo e mais eficiente.
A comunidade de Indiana ainda terá acesso gratuito a uma programação especial de teatro e cinema, na quinta-feira, a partir das 18h. Quem for ao local também pode conhecer a estrutura da unidade móvel da Energisa, um caminhão adaptado com equipamentos supermodernos e sala multimídia para exibição de vídeos educativos e espaços interativos com experimentos científicos sobre energia.
“Tudo para estimular o uso racional e seguro da energia de forma lúdica e divertida”, completa Ana Letícia.