Ação quer ultrapassar marca de 136 mil peças

Lançada ontem pelo Fundo Social de PP, mobilização contará com dois mutirões em 40 bairros, além de pontos fixos de coleta

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 27/04/2018
Horário 08:39
Marcio Oliveira - Campanha feita em parceria com TG e entidades foi lançada ontem
Marcio Oliveira - Campanha feita em parceria com TG e entidades foi lançada ontem

“Você tem um verdadeiro tesouro em casa. Aquilo que anda esquecido no seu guarda-roupa é um bem precioso para muitas pessoas”. Este foi o lema escolhido para a edição de 2018 da Campanha do Agasalho, cujo lançamento ocorreu na manhã de ontem, no auditório do Fundo Social da Solidariedade, em Presidente Prudente. Realizada em parceria com 100 atiradores do Tiro de Guerra e entidades assistenciais do município, a iniciativa tem como meta ultrapassar a quantidade coletada em 2017, quando foram recolhidas 136 mil peças, entre vestuários, cobertores e calçados. Para tanto, o Fundo Social promove, nos dias 5 e 12 de maio, os mutirões de arrecadação em 40 bairros prudentinos, além de disponibilizar pontos fixos de coleta em diferentes locais da cidade.

A presidente do Fundo Social, Lisiane Zangirolami Bugalho, explica que a ação solidária visa atender as famílias que mais necessitam, tanto as que estão cadastradas, no Fundo quanto as que são assistidas por instituições ou grupos filantrópicos do município. Segundo ela, ainda não é possível calcular o número de entidades participantes, uma vez que os cadastros continuam sendo feitos, no entanto, serão beneficiadas com a distribuição dos itens somente as que contarem com voluntários durante os dois mutirões.

Lisiane reitera que podem ser doadas apenas peças de inverno que estejam em boas condições de uso. “Sempre queremos superar a meta anterior a fim de atender o maior número de pessoas e famílias, então pedimos para que a população revire as gavetas, pois todo mundo tem um tesouro em casa que não usa mais e que pode servir para o próximo”, expõe.

 

Praticando o bem

O voluntário João César da Silva Gonçalves, 37 anos, esteve no lançamento da campanha para representar o projeto Dai-Vos de Comer, que distribui semanalmente cerca de 70 marmitas para pessoas em situação de rua. Participam da iniciativa outros 19 voluntários, que aproveitam a abordagem aos moradores para convencê-los a recorrer ao serviço prestado pelo Caps (Centro de Atenção Psicossocial). “Como não é todos que aceitam, então não forçamos”, completa. João César acrescenta que não possui nenhum ganho financeiro com o projeto e que o mesmo é desenvolvido pelo interesse em “fazer o bem e ajudar o próximo”. “Quando temos algum agasalho ou recebemos doações na igreja, repassamos para os atendidos, portanto, a campanha do Fundo Social vai nos auxiliar bastante nesse frio”, comenta.

Já o presidente da Creche Anita Ferreira Braga de Oliveira, Joel Turino, acredita que a campanha é “muito bem planejada”, considerando que prepara as famílias mais carentes para o inverno. “Neste ano, aparentemente o frio será meio intenso e, se a pessoa não estiver bem agasalhada, há o risco da gripe, que está assustando bastante”, pondera. Para Joel, é preciso voltar o olhar às pessoas mais necessitadas, sobretudo crianças, que exigem um cuidado especial por sentirem mais frio.

Hoje, a Creche Anita atende 172 alunos e, apesar de contar com subvenções anuais da Prefeitura, tais recursos têm finalidade específica, como o custeio da folha de pagamento. “Sendo assim, frequentemente precisamos do apoio de ações como essa para oferecer uma comida mais gostosa, fazer a manutenção do prédio e cuidar melhor das crianças”, pontua.

 

BAIRROS PERCORRIDOS PELOS MUTIRÕES

5 de maio:

Ana Jacinta, Monte Carlo, Mário Amato, Jardim Prudentino, Vale do Sol, Cedral, Cecap, Cohab, Santa Paula, Servantes, Ouro Verde, Icaray, Cinquentenário, Jardim Maracanã, Novo Bongiovani, Funada, Mediterrâneo, Parque dos Girassóis e Residencial Florenza.

12 de maio:

São Matheus, São Pedro, São Lucas, Jardim Belo Horizonte, Santa Olga, Iguaçu, Regina, Estoril, Inocoop, São Judas, Vila Geni, Jardim Paulista, Jardim Aviação, Vila Maristela, Vila Marcondes, Vila Brasil, Itapura I, Parque Alvorada, Vila Industrial, Vila São Jorge, Bela Dária, Vila Santa Helena, Vila Charlote, Vila Glória e Vila Lessa.

 

SERVIÇO

A concentração dos voluntários dos mutirões ocorre nos dias 5 e 12 de maio, a partir das 7h, no Tiro de Guerra de Prudente. Os bairros serão percorridos das 8h às 12h.

Publicidade

Veja também