Ação resgata cultura caipira em Floresta do Sul

Evento será na praça central do bairro rural, nos dias 10, 11 e 12 de junho e visa não deixar que as raízes caiam no esquecimento

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 31/05/2016
Horário 09:08
 

Era da roça que vinha o sustento do homem que plantava, colhia o arroz, o feijão, o milho, a mandioca que alimentaria além da sua, a família de tantos outros... Enquanto labutava no campo, o lavrador cantarolava as modas de viola que retratavam puramente toda a vida do caipira que calejava suas mãos na enxada, no arado, na terra. Estes homens ainda estão lá, mas hoje, sua importância, de certo modo, está encoberta pela industrialização, as máquinas, a tecnologia dos tempos modernos. E para não deixar que as raízes caiam por completo no esquecimento e resgatar essa cultura, nos dias 10,11 e 12 de junho será realizado o 1º Encontro de Cultura Caipira dos Bairros Rurais, de Floresta do Sul, em Presidente Prudente.

Jornal O Imparcial Violeiro Renato Mendonça, de Panorama, abrilhanta festa caipira

Com entrada gratuita, a festa será no campo de futebol da praça central do bairro rural. Das 10h às 17h, o público poderá participar de várias oficinas e palestras e, das 18h às 23h, da Feira de Artesanato e Culinária Caipira, Encontro de Violeiros, entre outras atividades típicas.

Jornal O Imparcial Dupla bernardense Danilo & Gabriel também marcará presença na festa em Floresta do Sul

O organizador da festa, Renato de Jesus Souza Silva, o Jesus de Burarama, promotor de eventos, escritor, cordelista e turismólogo, além de delegado pela região na Conferência Nacional de Cultura 2013, expõe com satisfação que esta é uma iniciativa de resgate da cultura caipira em vários dos seus segmentos. Com alegria ele comemora a premiação do projeto pela Secretaria de Estado da Cultura, através do Edital 23/2015 do ProAc (Programa de Ação Cultural) "Concurso de Apoio a Projetos de Promoção das Culturas Populares e Tradicionais no Estado de São Paulo", pedido feito pelo músico Benedito Soares dos Santos (Benê Soares).

"Já realizamos vários eventos nesse molde, como o Caipirapuru que começou de uma brincadeira e hoje está indo para 16 anos de realização. E este em especial traz a cultura popular, que é um paradoxo, onde muita gente lembra mais do Jeca do que dos Bandeirantes. Nosso desejo é fomentar isso que é nosso. É história do povo e da região. E que bom que fomos agraciados com o edital!", exclama o cordelista.

O evento conta com parceria do Clube Amigos da Viola.

 

Organizando


Jesus de Burarama conta que desde janeiro até março fizeram contato com os artistas programados para o evento, como violeiros, sanfoneiros e artesãos, assim como fornecedores de materiais e equipamentos.

Vários artistas estarão participando do evento, da dupla Benê Soares & Rouxinol, recentemente vencedores do Festival de Música Sertaneja de Presidente Bernardes, e do violeiro Renato Mendonça, de Panorama que inclusive participou do programa Viola, Minha Viola, da TV Cultura ao lado da saudosa Inezita Barroso, dentre outros vários.

"Retomamos contato com a prefeitura por meio da Secult , que ofereceu toda a colaboração necessária, inclusive com apresentação da Orquestra Municipal de Viola; participação das comunidades nas barracas de artesanato e culinária caipira e apoio das Associações de Moradores dos bairros rurais de Eneida e Ameliópolis. Será uma festa bonita", salientou o organizador.

 

Centenário


Conforme Jesus de Burarama, é interessante destacar que o ex-distrito e hoje bairro rural Floresta do Sul completa em 2018 cem anos de fundação, ou seja, um ano mais novo que Presidente Prudente, que faz 100 anos em 2017.

Segundo ele, por esse motivo fizeram um apanhado com alguns moradores que cederam fotos do início da formação do bairro, com destaque para uma família em mutirão, campos de futebol, trabalhadores na roça, um caminhão carregado de sacas de grãos, e uma "jardineira" (ônibus) que fazia Presidente Prudente-Ameliópolis.

"Isso marca a importância dessa comunidade para a história da cidade, pois os bairros rurais são representações únicas da sociedade caipira, principalmente paulista e reforça a importância de projetos de resgate e fomento da cultura popular e tradicional. Torcemos para que o ProAc receba cada vez mais recursos, para promover seus programas de apoio às manifestações autênticas como a nossa cultura caipira, caso contrário as chances de resgate e fomento são mínimas", destaca o escritor.

 

PROGRAMAÇÃO


(Sujeita a alterações nas apresentações musicais)

 

SEXTA-FEIRA (10)

10h – Palestra: "As Conferências Caipiras de Cornélio Pires" (para alunos da rede municipal de ensino), com Jesus de Burarama.

14h - Oficina de Literatura de Cordel "Saci Pererê contra Raloím" - Jesus de Burarama

18h – Abertura do Museu Caipira, da Feira de Artesanato e Culinária Típica

19h - Apresentação de Folia de Reis - Floresta do Sul

19h30 - Encontro de Violeiros – Palco aberto

20h – Abertura Oficial – Hino Nacional Brasileiro – violeiro Anselmo Ferreira – "Ave Maria" com o cantor Marcos Martins; apresentação da Orquestra Municipal de Viola de Presidente Prudente.

20h30 - Caipira Nova Geração - Bruno Viola e Grupo de Catira

21h - Duo Raiz da Esperança

21h30 – Cancioneiro & Renato

22h - Lael & Araguaí

23h – Encerramento com Roda de Viola

 

SÁBADO (11)

10h – Brincadeiras e Brincantes - Jesus de Burarama

11h – Oficina de Artesanato "Flores de Palha de Milho" com Tereza Nascimento, de Irapuru

11h - Oficina de Literatura de Cordel "Saci Pererê contra Raloím" com Jesus de Burarama

15h – Oficina de Artesanato "Flôres de Palha de Milho" com Tereza Nascimento, de Irapuru – (continuação)

15h - Oficina de Toques da Viola Caipira com violeiro Bruno Sanches, de Regente Feijó

18h – Continuação do Museu Caipira, da Feira de Artesanato e Culinária Típica

19h – Palco Aberto – Roda de Violeiros

20h - Vander & Trio Caipira

20h30 - João Moreno & Tangará

21h – Caipira Nova Geração - Danilo & Gabriel, Presidente Bernardes

21h30 - Benê Soares, Rouxinol e Juraci Sanfoneiro

22h - Violeiro Bruno Sanches, de Regente Feijó

23h – Encerramento com Roda de Viola

 

DOMINGO (12)

10h – Brincadeiras e Brincantes - Jesus de Burarama

15h – Oficina de Artesanato "Flôres de Palha de Milho", com Tereza Nascimento, de Irapuru – (continuação)

15h - Oficina de Literatura de Cordel "Saci Pererê contra Raloím" com Jesus de Burarama

18h – Continuação do Museu Caipira, da Feira de Artesanato e Culinária Típica

19h – Palco Aberto – Roda de Violeiros

20h – Encontro Regional de Sanfoneiros: Renato Mendonça, de Panorama, Antonio Borrachão, de Presidente Prudente, Juraci Lopes, de Regente Feijó, Vicente Sanfoneiro, Floresta do Sul

21h – Caipira Nova Geração – Murilo Mendes & Matheus, Rancharia

21h30h - Trio Prudentino

22h – Almirante & Xavier

22h30h – Show Renato Mendonça

23h - Encerramento com Roda de Viola, com todos os violeiros e sanfoneiros presentes.

 
Publicidade

Veja também