Ação ultrapassa 15 mil atendimentos de acuidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 15/09/2016
Horário 09:21

 


O projeto Saúde Visual do Escolar ultrapassou 15 mil atendimentos de acuidade para alunos do 1º ano do segundo ciclo do ensino fundamental, em Presidente Prudente. Nesta Semana da Responsabilidade Social, os serviços de acuidade foram levados para as seguintes escolas da rede pública: Teófilo Gonzaga da Santa Cruz, Maria Luiza Formozinho Ribeiro e Carmen Pereira Delfim.

O projeto de iniciativa do Lions Clube Cinquentenário tem as parcerias do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, que pertence à santa casa, e da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), por intermédio da Proext (Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária) e da Famepp (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente).

Jornal O Imparcial Projeto oportuniza testes de acuidade visual a crianças

Na escola do Jardim Humberto Salvador, 70 crianças passaram pelos testes aplicados por estudantes de Medicina, orientados e acompanhados por professores, dos quais dez farão exames clínicos. Na escola Carmen, na Vila Líder, juntamente com a acuidade, serão ofertados aos pais os serviços de aferição de pressão arterial, simulação de parada cardiorrespiratória, educação em saúde sobre prevenção do câncer e  DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), durante a manhã, a partir das 8h.  Na escola Formozinho, na Vila Charlotte, a acuidade ocorre às 14h. Desde que iniciado em 2010 e até a tarde de segunda-feira, foram realizados 15.320 atendimentos.

Em média, 25% dos alunos são encaminhados para exame e 7% acabam usando óculos. Assim, em quase sete anos foram aproximadamente 3,8 mil consultas e mais de 1 mil alunos que passaram a usar óculos. A observação de professores e diretores escolares é de que enxergar melhor resulta na elevação do aprendizado, ao eliminar a dificuldade de leitura dos livros e apostilas ou ainda do conteúdo exposto em lousa para explicação do professor. O Lions oferece os óculos gratuitamente e também garante o acompanhamento médico em algumas situações, incluindo realizações de cirurgias.

Em Presidente Prudente, todo aluno do ensino fundamental passa por dois testes de acuidade visual. O primeiro, quando ingressa em escola da rede da Secretaria Municipal de Educação, com o atendimento feito pela Secretaria Municipal de Saúde. O segundo ocorre no 6º ano, quando começa o novo ciclo desse nível de ensino, ofertado pela rede estadual de ensino em 25 escolas de Prudente.

Essa dinâmica foi combinada entre o Lions e seus parceiros com a administração municipal. No primeiro semestre deste ano, os serviços foram levados para 13 escolas, e no segundo semestre, a 12 unidades estaduais. A inserção do projeto de acuidade na Semana de Responsabilidade Social segue até sábado.

 

Publicidade

Veja também