Acertando as contas com o Leão

REGIÃO - GRAZIELA FERNANDES

Data 28/06/2020
Horário 08:31

Reta final para o envio da declaração do Imposto de Renda. Em razão da pandemia do novo coronavírus, o prazo para a entrega foi prorrogado para 30 de junho. A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo será correspondente a 20% do imposto devido.

Imposto solidário em Pirapozinho
A Prefeitura está com uma ação para incentivar a população a destinar o valor do Imposto de Renda para projetos ligados a crianças, adolescentes e idosos. Ao declarar o imposto, é possível colaborar com projetos e outras ações para garantir um futuro melhor para crianças e adolescentes, além de qualidade de vida para idosos da cidade. Pessoas físicas, que residem no município, podem deduzir até 6% do imposto devido, caso façam a doação até o dia 30 de junho. Os recursos arrecadados poderão ser usados em programas de atendimento integral a crianças, adolescentes e idosos. Além da Prefeitura, a iniciativa da campanha inclui Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes e Ministério Público.

Volta às aulas
A rede municipal de ensino em Pirapozinho quer saber dos pais de alunos o que eles pensam sobre a possibilidade de volta às aulas na cidade. O questionário foi enviado aos pais por meio de aplicativos de mensagens. Um formulário simples para que o município conheça a opinião dos pais sobre a retomada das atividades escolares e momento para eles se manifestarem sobre o tema.

Mas será que estamos preparados?
Não, não estamos preparados. Por mais que as autoridades apresentem seus planos pomposos, repletos de protocolos e detalhes para esse retorno seguro. Não há como garantir a segurança e saúde dos nossos filhos. Autoridades governamentais falam que criança sem máscara não poderá entrar nas escolas. Mas a discussão vai muito além disso. O fato é que, minha resposta ao questionário é, se as aulas presenciais forem retomadas, por enquanto meus filhos permanecerão em casa. É hora de pesquisar mais sobre homeschooling.

Pais que já aderiram à metodologia
Esta semana conheci mais uma família adepta aos homeschooling aqui na região. Neste método, os pais tomam para si, a responsabilidade de educar os filhos. Mas não é nada parecido com o que estamos vivenciando nesta quarentena. Especialistas em educação falam em prós e contra a metodologia. Mas o fato é que vi crianças com nível intelectual bastante elevado, só me chama a atenção como ficam as perdas com convivência escolar com outras crianças, afinal isso também é relevante para a formação do cidadão.

Sandovalina registra primeiro caso de Covid-19
Desde o início da quarentena, Sandovalina era uma das poucas cidades na região sem registros de casos da Covid-19. O cenário mudou esta semana, a Secretaria de Saúde confirmou que um homem de 52 anos, que chegou recentemente de viagem ao Estado do Paraná, é o primeiro caso registrado da doença na cidade. Segundo a secretaria ainda, as medidas de prevenção já adotadas antes mesmo de ter casos confirmados serão intensificadas. Familiares e outras pessoas que tiveram contato com este paciente, e ele próprio, seguem monitorados pelas autoridades de saúde locais.

Kit alimentação
Ainda em Sandovalina, nesta semana foram entregues kit de alimentação para os alunos da rede municipal de ensino, mais uma cesta para garantir a segurança alimentar dos alunos em tempos de pandemia e suspensão das aulas presenciais.

Retorno DER
Já noticiamos na coluna que a Câmara de Pirapozinho encaminhou requerimento ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem), solicitando informações em relação à implantação de passagens de animas no trecho da SP-425, Rodovia Assis Chateaubriand, de Pirapozinho a Prudente. Segundo o DER, estão em andamento as obras e serviços de drenagem existentes e também, implantação de novas passagens de animais na via.

Publicidade

Veja também