Acessibilidade

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 23/05/2018
Horário 08:43
FEZ HISTÓRIA Marcos Leandro Palansi da Silva, líder da equipe Let Me Order, e protagonizou o primeiro pitch da história dos Startupweekends no mundo, apresentado em libras, por um participante surdo
FEZ HISTÓRIA Marcos Leandro Palansi da Silva, líder da equipe Let Me Order, e protagonizou o primeiro pitch da história dos Startupweekends no mundo, apresentado em libras, por um participante surdo

“Comecei a observar e pesquisar a comunicação de surdos nos lugares por onde vou. Percebi aí que precisávamos criar algo que facilitasse esse diálogo, como por exemplo, em lojas e unidades de saúde. Como ir a lojas ou médicos sozinhos? Com o app Let Me Order teremos sempre um intérprete disponível”, explicou Marcos Leandro Palansi da Silva, líder da equipe e idealizador do projeto vencedor da terceira edição do Startup Weekend Prudente. Ele tem 24 anos, e vive na pele essa situação no dia-a-dia. O aplicativo de inclusão permite plena acessibilidade aos surdos a partir de intérpretes disponíveis na palma da mão, podendo facilitar que eles consigam ir a lojas, médicos e outros locais sem depender de alguém na companhia.

 

Bom dia

A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível.

 

Prejuízo

Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa de Presidente Prudente registra este ano redução no número de captações e transplantes de córneas. De acordo com a instituição, a queda ocorreu porque desde fevereiro a Polícia Rodoviária suspendeu a parceria para transporte de órgãos.  Sem essa retaguarda, a fila de espera por um transplante de córnea em Prudente e região que já ficou zerada, hoje conta com 23 pessoas.

 

Faz falta

De acordo com o presidente do Banco de Olhos, Irineu Sesti, há 20 anos a Polícia Rodoviária ajudava na logística do transporte de órgãos. Ele explica que as córneas captadas em Prudente eram levadas até  OPO (Organização de Procura de Órgãos) de Marília que fazia o encaminhamento de acordo com a fila única do Estado. “Esse transporte não era uma obrigação legal da Corporação, mas uma parceria de importante valor social. Agora estamos empenhados em sensibilizar as autoridades competentes para o retorno desse serviço”, frisa Irineu Sesti.

 

Beach Tênis

Com expansão crescente, depois de invadir as praias de todo o mundo com enorme sucesso, o beach tennis também empolga nos clubes de São Paulo, que vêm dedicando mais espaços aos praticantes dessa nova opção de lazer. Clube Esperia, São Paulo Futebol Clube, Club Athletico Paulistano e Clube Paineiras do Morumby são algumas das agremiações que têm o novo esporte. Renato Lotfi, presidente do Tênis Clube foi conhecer a novidade e esta noite apresentará aos conselheiros o projeto para introduzir a prática no clube.

 

Opinião

“É um esporte democrático. Com um mínimo de habilidade, consegue-se rapidamente jogar bem, mesmo quem nunca praticou nada, fácil de praticar, e deverá ser um sucesso no Tênis Clube, por envolver a família. Jogam marido, mulher e filhos e essa aproximação desperta mais interesse”, explicou Renato Lotfi.

 

Aquecer

Chegou a hora de trocar o look do seu quarto para o inverno.  Para te ajudar a escolher novas roupas de cama, a Artex traz os lançamentos de outono/inverno da Artex. Entre texturas, formas, cores, estampas e acabamentos, difícil escolher um jogo só. Artex de Prudente fica na Avenida Washington Luiz, 160.

 

Evento top

A médica Gisele Nai esteve no congresso "Next Frontiers to Cure Cancer", em São Paulo. Evento ocorreu simultaneamente em oito salas, com discussões multidisciplinares sobre tumores cutâneos, cerebrais, pediátricos, pulmonares, de cabeça e pescoço, além de inovações e tecnologias da pesquisa básica e translacional em imunoterapia, onco-hematologia e oncogenética. Além de uma sala exclusiva de Patologia de Cabeça e Pescoço. Nai disse que foi “uma oportunidade boa de aperfeiçoamento e troca de informações entre clínicos, cirurgiões e patologistas”.

 

Home

Audio Way Home Systems faz projetos personalizados de Home Theater e sonorização ambiente, customizando e ajustando cada detalhe às reais necessidades, disponibilidade e desejo do cliente.

 

MARRIAGE A prudentina Taisa Nelli casou-se em Las Vegas, com o inglês Grant Collins, que trabalha na organização da Fórmula 1

 

ESPORTE DA MODA Modelo de quadra de Beach Tênis, prática que a diretoria planeja introduzir no Tênis Clube

 

ATUALIZAÇÃO A médica Gisele Nai, no congresso "Next Frontiers to Cure Cancer",  em São Paulo

 

Essenza House & Garden

Vivatti Incorporadora atende com stand de vendas ao lado da casa decorada, no residencial Essenza House & Garden. O condomínio, com 75 casas prontas, projetado pelo arquiteto Paulo Joaquim, está localizado na Estrada Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, ao lado do Village Damha. Informações: (18) 3908-1762.

 

Oportunidade

Logo ao final do Startup Weekend Woman Prudente, o secretário Municipal de Tecnologia, Rogério Alessi, deu uma notícia que emocionou a todos participantes, sendo aplaudido de pé: “A Prefeitura de Presidente Prudente tem interesse em implantar esse projeto nas unidades de saúde do município. Acabei de receber uma ligação do prefeito Nelson Bugalho e temos orgulho de poder contribuir com a startup ‘Let Me Order’”.

 

Emocionante

“Pela primeira vez que pudemos testemunhar um pitch (apresentação do projeto de uma startup) em libras feito por um surdo. Muito emocionante”, comentou José Pascoal Vernilo, um dos participantes do time organizador do  Startup Weekend Woman Prudente.

 

Convidado especial

Marcos Pontes, único astronauta brasileiro até o momento, tem presença confirmada na Aviashow 2018! Ele fará palestra motivacional, aberta ao público, no último dia do evento, 3 de junho, às 13h no Hangar 2 do Aeropark, em Regente Feijó.

 

Praticidade

Show room da concessionária Cremone Motonáutica expõe a Honda SH 300, completa e inovadora no quesito praticidade. É a primeira scotter de 300 cc com tecnologia Smart Key que permite ligar a moto sem precisar tira a chave do bolso.

 

Oftalmologista

O médico Danilo Bôscoli acaba de instalar sua clínica de Oftalmologia nas instalações do CPO, na Avenida Manoel Goulart, 3.309, em Presidente Prudente, onde já atende pelo plano Oeste Saúde. Ele é formado pela Unoeste em 2007, realizou seu processo de residência médica e fellowship no Hospital Oftalmológico Cema - São Paulo, onde atua como preceptor do serviço de catarata na atualidade. Na cidade atende no Banco de olhos Maria Sesti Barbosa - Santa Casa e tem clínica no CPO, nas especialidades de catarata e glaucoma.

 

ESPACIAL Major Pontes, primeiro astronauta brasileiro, estará na Aviashow 2018, em junho

 

CAMPEÕES Gabriel Pavani Pinaffi, Marcos Leandro Palansi, Marcos Leandro Palansi Da Silva, Ingrid Nolasco Lira, Fernanda Junko Maehara, Sharon Caroline Pelosi, Bianca de Carvalho Alexandre, Gabriele Aiko Ribeiro Narushi, Gabrielle e Mara Lúcia Zarpelon, integrantes da equipe Let Me Order, vencedora do Startup Weekend Woman 2018

 

SCOOTER A Honda SH 300 cc, modelo médio trazido da Itália e nacionalizado em Manaus, agrada pelo conforto e conteúdo de série

 

NOVO PROFISSIONAL O oftalmologista Danilo Boscoli, em sua nova clínica, nas instalações do CPO

 

RAPIDINHAS

 

Um salve aos herdeiros do coronel Miguel Brizola de Oliveira: hoje é o Dia do Soldado Constitucionalista.

 

Lucinéia e Haroldo Bortoli abrem mais uma temporada de festival de caldos na Padaria Formosa.

 

Cacilda Tour convida para a excursão à maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a de Holambra, em setembro.

 

A dica para quem tem móveis velhos ou TVs analógicas que precisa descartar é ligar na Prudenco (18) 3906-3001) e agendar que eles vão buscar.

 

Ponto final: Ser gentil com todos faz bem para você e para quem está ao seu redor.

Publicidade

Veja também