Acidentes com vítimas têm queda de 18%

PRUDENTE - Bruno Saia

Data 03/11/2015
Horário 08:27
 

Estatísticas do Corpo de Bombeiros apontam que o número de acidentes de trânsito com vítimas – de qualquer natureza – reduziu 18,34%, ao comparar setembro deste ano com o mesmo período de 2014. Naquela ocasião foram 109 ocorrências, enquanto no referido mês de 2015 foram 89 acidentes cujos envolvidos tiveram algum tipo de ferimento. Os dados contabilizados pelos bombeiros revelam ainda que houve queda de 36% no total de atropelamentos (com 25 ocorrências registradas em 2014 e 16 em setembro de2015) e também redução no número de vítimas socorridas, de 237 para 204.

"Eu tenho certeza que esses números estão relacionados à instalação dos radares em Prudente, o que está sendo algo excelente para a cidade, com menos pessoas feridas, mais leitos disponíveis nos hospitais e menos danos ao patrimônio", afirma o capitão PM Orival Santana Júnior, comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros de Prudente. "Está acontecendo o que esperávamos, que é uma mudança de cultura e de comportamento no motorista, que agora está de olho no velocímetro e respeitando os limites de velocidade", completa.

 

Fiscalização intensificada


Os radares que monitoram os veículos em toda a cidade começaram a funcionar, em um período de testes, no dia 1º de setembro deste ano e, nos primeiros 15 dias, que foi um período de adaptação, 2.704 motoristas foram notificados por conta de infrações registradas pelos aparelhos. Entre os dias 16 e 30 de setembro, quando os controladores eletrônicos de velocidade passaram a multar os condutores, 2.744 autuações foram registradas, seja por excesso de velocidade, por avanço de sinal vermelho ou por pararem sobre a faixa de pedestre.

A informação é da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), que completa ainda que 5.639.767 veículos passaram pelas vias que são monitoradas pelos equipamentos durante todo o mês, o que resulta em uma média de 188 mil por dia.

"Mesmo com um aumento na quantidade de veículos houve uma redução nos acidentes", destaca o secretário Oswaldo de Oliveira Bosquet. "A redução foi muito significativa, principalmente em relação ao número de vítimas, que era nosso objetivo principal", ressalta. Ainda segundo ele, o número reduzido de multas aplicadas mostra que a população está respeitando o limite de velocidade, que é de 60 km/hora nas vias principais.

Em entrevista ao jornal no último mês, o especialista em trânsito e instrutor do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Manoel Silva Felix da Costa, informou que já era possível observar uma "mudança no comportamento dos motoristas que estão andando com mais prudência". Para ele, a tendência é de que o trânsito na cidade fique "ainda melhor". "Esse controle da velocidade evita acidentes, reduz o consumo de combustível e ainda faz com que sobrem leitos nos hospitais, o que já mostra o quanto essa mudança é importante", completou Manoel.

 

Lesão corporal


Dados divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) também apontam para a redução no número de acidentes em Prudente. O total de registros de lesão corporal culposa por acidente de trânsito na cidade, registrado em setembro de 2015, foi 19% menor do que no mesmo período de 2014. "A redução pode sim estar relacionada à instalação dos radares na cidade, bem como as campanhas educativas realizadas recentemente pela Polícia Militar em parceria com a Semav, especialmente na Semana do Trânsito, realizada em setembro", lembra o capitão PM Carlos José Olivetti Fernandes, chefe da Seção de Comunicação Social do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior-8).
Publicidade

Veja também