Visando apoiar o desenvolvimento de seus associados e estimular o empreendedorismo local, a Acipp (Associação Comercial e de Inteligência de Presidente Prudente) inaugura nesta quarta-feira, às 19h30, o Connect Ambiente de Inovação. Dessa forma, Presidente Prudente passa a integrar uma rede de 11 municípios, cujas associações comerciais são dotadas de incubadora e aceleradora de startups e de instituto voltado à aplicação de pesquisas acadêmicas ao mercado.
O novo espaço fica na sede da Associação Comercial e o presidente da entidade, Raul Audi Junior, explica o seu funcionamento. "Na Aceleradora Connect, startups emergentes têm apoio para converter as suas ideias inovadoras em modelos de negócios. É o impulso inicial, enquanto a Aceleradora Connect irá potencializar o crescimento, explorando todo o potencial das startups", expõe. Sobre o instituto, Audi diz se tratar de uma ponte entre pesquisadores e mercado, para que os docentes universitários que trabalham com pesquisa e inovação apliquem os seus conhecimentos.
Juntas, as associações comerciais parceiras do Connect somam milhares de associados, aos quais as startups e pesquisadores terão acesso para prospectar investidores e comercializar as soluções criadas. "É uma rede em franca expansão, sendo este também um grande diferencial do Ambiente Connect de Inovação", destaca o presidente da Acipp.
No sábado, antes mesmo da inauguração oficial, o novo ambiente já foi utilizado na realização do Hackathon Connect, uma maratona de inovação tecnológica proposta pelas associações comerciais parceiras, em que equipes de todo o país desenvolveram soluções para os desafios reais de empresas, com participação online ou presencial. "Nosso Ambiente Connect recebeu equipes presencialmente, inclusive com o suporte de mentores do Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], e Presidente Prudente já se destacou entre as melhores ideias, alcançando o terceiro lugar no ranking da maratona", pontua Audi.