Adapp/Unesp vence AAPP e conquista 2ª Divisão

O duelo decisivo consagrou o armador prudentino Edson, como o cestinha da partida com 14 pontos.

Esportes - Jean Ramalho

Data 01/10/2013
Horário 09:39
 

"Determinação, superação e união". Foram estes os adjetivos adotados pela técnica Silmara Cristina Pereira para ilustrar a trajetória da Associação de Desporto Adaptado de Presidente Prudente (Adapp)/Unesp no 16º Campeonato Paulista de Basquete Sobre Rodas da Segunda Divisão. Na tarde de sábado, a equipe conquistou o título da competição após superar a Associação dos Amigos e Paradesportistas de Piracicaba (AAPP) pelo placar de 53 a 42, em partida realizada no Ginásio de Esportes Romão de Souza, em Jundiaí. O triunfo garantiu o acesso do time prudentino à elite do campeonato para o próximo ano.

Ansiosas pela possibilidade de assegurar o título estadual, as equipes entraram nervosas e decididas em quadra. Tanto que o primeiro quarto terminou em 13 a 11 para o time de Piracicaba. Mais confiante, a Adapp/Unesp se recuperou e conseguiu vencer o segundo quarto por 16 a 8.

A igualdade dos dois primeiros tempos refletiu no terceiro, que foi finalizado em 10 a 10. Contudo, a força do elenco prudentino prevaleceu no último e decisivo quarto, que terminou em 16 a 11. O resultado final foi de 53 a 42 para a Adapp/Unesp, que conquistou seu segundo título estadual, uma vez que, em 2008, o clube se sagrou campeão pela Chave Bronze.

De acordo com a técnica prudentina Silmara Cristina Pereira, a conquista foi merecida e valorizada pela qualidade do adversário piracicabano, que lutou até o fim e não facilitou para a Adapp/Unesp. "Estou muito satisfeita com o trabalho realizado, com a determinação, a entrega, a superação e a união que os atletas tiveram durante todo o campeonato. Esta conquista apenas confirmou o que eles sempre foram, verdadeiros campeões", afirma Pereira.

O duelo decisivo consagrou o armador prudentino Edson, como o cestinha da partida com 14 pontos. Entretanto, o pivô Tércio foi eleito o cestinha da Segunda Divisão com 220 pontos. A Adapp/Unesp entrou em quadra em 14 oportunidades na competição organizada pela Federação Paulista de Basquete Sobre Rodas (FPBSR), das quais obteve 12 vitórias e apenas duas derrotas.

 

Novos planos

Sem tempo para comemorar, a técnica já começa a pensar no futuro. Com o acesso para a Primeira Divisão do Paulista, o time terá que passar por um planejamento ainda mais aprofundado, que envolverá, inclusive, uma maior participação dos patrocinadores. "Não temos tempo para perder, temos que começar a pensar em 2014. Reorganizar e reestruturar a equipe, correr atrás de patrocinadores e apoiadores, pois a Primeira Divisão é um campeonato muito forte, até com alguns jogadores de seleção", comenta.

Antes disso, Pereira conta que a comissão técnica da Adapp/Unesp estuda a participação em duas competições ainda neste ano. Sendo um torneio amistoso na cidade de Piracicaba, em novembro, além de um Campeonato de Basquete Sobre Rodas a ser realizado em Prudente, em meados de dezembro.

 

Confrontos finais

O Ginásio de Esportes Romão de Souza, em Jundiaí, sediou também no sábado outros três duelos decisivos. Pela Segunda Divisão, o Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP) venceu o Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes de Indaiatuba (Gaadin) por 55 a 43 e ficou com a terceira colocação.

Já pela Primeira Divisão, o Clube Amigos dos Deficientes (CAD), de São José do Rio Preto, assegurou o título estadual após superar o Águias pelo placar de 70 a 48. Na decisão do terceiro lugar da elite, o Magic Hands derrotou o CAD São Paulo por 63 a 43 e garantiu o bronze.

 

 

SAIBA MAIS

APOIADORES

Durante todo a 16ª edição do Campeonato Paulista de Basquete Sobre Rodas da Segunda Divisão, a equipe prudentina contou com o apoio da Usina Alto Alegre, da Rede de Postos Prudentão, do Hotel Portal D’Oeste e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp).

 

 

Publicidade

Veja também