Advogado de Regente participa do "MasterChef”

Programa durará três meses e o vencedor leva R$ 150 mil, um carro e uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, em Paris

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 10/09/2014
Horário 07:32
 

O advogado de Regente Feijó, André Lombardi Castilho, 30, está participando da versão brasileira do reality show de gastronomia "MasterChef", da Band, que estreou na terça-feira, com Ana Paula Padrão. O programa é uma competição culinária entre chefs, que precisam enfrentar vários desafios ao longo do programa e, semanalmente, são eliminados. O programa durará três meses e o vencedor ganhará R$ 150 mil, um carro e uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, renomada escola de culinária em Paris.

Da audição, realizada em frente ao estádio de futebol Pacaembu, em São Paulo, participaram 300 candidatos, dos quais 50 foram escolhidos. Entre eles, estava Castilho. Neste primeiro teste, ele fala que cada um levou um prato pré-pronto, que foi montado na hora e avaliado (degustado) pelos "experts" em culinária: o brasileiro Henrique Fogaça, o francês Erick Jacquim e a argentina Paola Carosella.

Jornal O Imparcial Degustação medalhas da copa foi o prato que deixou o regentense entre os 50 escolhidos

Os selecionados ganhavam uma colher de pau que o levava para a segunda fase. Castilho ganhou a sua com o prato "degustação medalhas da copa" representando as três seleções que disputaram a final da Copa do Mundo, no Brasil.

O candidato diz que assim que ficou sabendo da edição brasileira do "MasterChef"  já lhe veio a ideia de participar. Pelo site, ele preencheu sua ficha e enviou um vídeo onde mostrava sua habilidade na cozinha. "Sempre gostei de cozinhar . Aliás, todos em casa, inclusive meus dois irmãos que são formados na área. Sempre tivemos uma pessoa em casa que preparava o almoço diariamente. Porém, o jantar era de responsabilidade de cada um, que fazia seu próprio prato. Aprendemos por curiosidade e necessidade ", destaca.

 

Próximo etapa

De acordo com Castilho, parte dos candidatos apresentou seus pratos no primeiro programa. Na próxima terça-feira, às 22h45, os demais dão sequência, onde os jurados degustam cada um e presenteiam os 30 melhores com um avental dando-lhe passagem para o próximo desafio.

Este também deve ir ao ar na mesma noite, onde a prova será os cozinheiros criarem um prato com um único ovo e quem melhor descasca cebolas, com uma faca bem afiada.

"Destes, 16 passam para a próxima fase. Eu preparei um ‘medalhão de porco ao molho shitake e purê de mandioquinha’. Ali todos sabem cozinhar, mas os desafios são enormes e a habilidade com o fogão acaba não sendo o mais importante e sim envolve uma série de coisas", frisa.

Castilho conta que devido ao programa, está colocando no ar um site sobre gastronomia, que já era um desejo seu. O endereço é www.gastronomando.com.br. "Ali vou colocar as minhas inspirações, dar o meu toque, porque cozinhar é isso, ainda que se siga uma receita o que dá um toque especial é a criatividade. Um tempero diferente, uma erva e assim por diante", enfatiza.

 

"MasterChef"

Conforme Ana Paula Padrão, em matéria para a Folhapress, visto em 145 países, não se trata exatamente de um reality show, mas de um programa com talentos que vai valorizar o trabalho na cozinha. Com mais de 25 anos de carreira no jornalismo, ela já cobriu guerras, fez grandes reportagens pelo mundo, foi âncora de telejornais e passou pelas maiores emissoras de televisão do país.

"Não estranhei trabalhar na área de entretenimento. Muito do que faço no novo programa é produção jornalística. Traço o perfil dos candidatos e há gravações fora do estúdio, que são como reportagens", fala a apresentadora.

Ela comenta que se envolve com os participantes e sofre o tempo todo com cada acontecimento. Segundo ela uma montanha-russa emocional gira em torno de todos. "Sei o quanto vai ser duro ser eliminado. É muito difícil julgar só o prato que está à sua frente. Há uma pessoa e uma história por trás dele", conclui

 

"DEGUSTAÇÃO MEDALHAS DA COPA"

Medalha Holandesa: Queijo Gouda com geleia artesanal de laranja e pimenta e, ervas finas.

Medalha Argentina: Medalhões de Vacio (Fraldinha) grelhado, servidos com cebola, pimentões e rúcula ao molho chimichurri.

Medalha Alemã: Kartoffelknödel (bolinho batata), repolho ao estilo chucrute, Weisswurst (salsicha branca) cozida na cerveja Golden Ale com redução de cerveja e mostarda.
Publicidade

Veja também