Agda Santos participa de Mundial Indoor de Atletismo Master na Polônia

Atleta prudentina representa o Brasil nas provas de salto em altura 60 m rasos, 200 m rasos e revezamento 4x200 m na categoria W55; competição ocorre de amanhã a 4 de abril, em Torún

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 25/03/2023
Horário 11:48
Foto: Cedida
Atleta acumula centenas de pódios, medalhas e troféus 
Atleta acumula centenas de pódios, medalhas e troféus 

A atleta prudentina, Agda Marcia dos Santos, participa do Mundial Indoor de Atletismo Master, de amanhã a 4 de abril, em Torún, na @polônia. Ela, que embarcou na quinta-feira, vai representar o Brasil nas provas de salto em altura, 60 m (metros) rasos, 200 m rasos e revezamento 4x200 m na categoria W55. Para conseguir participar desse evento, ela contou com apoio de empresários de Presidente Prudente e uma parceria especial com a Castanha Baru. A empresa montou uma cesta de produtos para realização de uma rifa e o valor arrecadado servirá para custear parte da viagem. 
“Tenho treinado muito e me dedicado para participar desse evento. Sinto-me preparada para enfrentar as melhores do mundo e acredito que consigo superar minhas marcas, mas brigar por uma medalha é meu objetivo”, enfatiza a atleta. 
Segundo Agda, ela não só está num bom momento fisicamente, mas também emocionalmente, mais tranquila, já que participou de um campeonato internacional ano passado. “Essa experiência me amadureceu muito! Então vou com toda minha força!”, acentua ela.
Agda explica que o atletismo máster, para quem não sabe, é para atletas acima de 35 anos (tem atletas com mais de 100 anos que ainda conseguem praticar essa modalidade). Ela diz que não tem que conseguir índice para poder participar desses campeonatos oficiais, nacionais ou internacionais. “O importante é ter uma posição favorável no ranking e ser convocada pela Abram [Associação Brasileira de Atletismo Master]. Depois é só fazer a inscrição e buscar meios próprios para participar do evento”, menciona.

Preparação difícil

Como a pista da Unesp (Universidade Estadual Paulista) ainda está em reforma, foi adequado um lugar provisório no Centro Olímpico, para que ela fizesse seu treinamento. Ocorre que não tem as medidas oficiais e quando chove fica impraticável treinar. “Fomos algumas vezes nas pistas de Maringá [PR] e Londrina [PR], para fazer um treino mais específico, pista com piso oficial e com a sapatilha, isso ajudou, mas é muito desgastante fazer um bate-volta e ainda atrapalha meu trabalho, pois tem que ir em dia útil. Isso tem sido bem difícil”, lamenta Agda.

“TENHO TREINADO MUITO E ME DEDICADO PARA PARTICIPAR DESSE EVENTO. ME SINTO PREPARADA PARA ENFRENTAR AS MELHORES DO MUNDO E ACREDITO QUE CONSIGO SUPERAR MINHAS MARCAS, MAS BRIGAR POR UMA MEDALHA É MEU OBJETIVO”
Agda Santos

Inclusive, segundo ela, o treino de técnica do salto em altura teve que realizar em uma academia de ginástica olímpica. “Não é igual, pois não dá pra usar sapatilhas, mas consegui fazer um bom trabalho. Ter um bom desempenho nesse campeonato é o que mais quero, pois mesmo com tantos obstáculos estou confiante e vou fazer meu melhor. Será um grande desafio competir um Mundial treinando nessas condições”, afirma a atleta master.

Desafios

Agda comenta que conseguir custear a viagem é outro grande desafio. Não há nenhum tipo de apoio financeiro oficial para o esporte master em geral, como acontece com os atletas jovens ou os paralímpicos. “O esporte master está lutando muito pra ser reconhecido e ter o apoio que merece. Vamos além de uma paixão pelo atletismo e poderíamos ter muito mais expressão e visibilidade se tivéssemos um orçamento específico para investir nos atletas de ponta para participar dos eventos, mas isso não acontece”, lamenta a atleta, que detém centenas de pódios, medalhas e troféus. 

Desistir jamais

Mesmo sem o tão importante apoio oficial, Agda diz que está tudo bem! E esses atletas, como ela, não desistem, e buscam outros caminhos. Ela comenta que conseguiu custear a viagem com parte da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente) e graças ao apoio de alguns empresários de Prudente. 
“Empresas que acreditam no esporte, que estão investindo não só no esporte, na saúde e bem estar, principalmente na vida desses atletas, não só fisicamente, mas especialmente emocionalmente. Eu ficaria horas enumerando tantos benefícios”, salienta Agda acrescentando ainda o sucesso que foram as vendas da rifa feita em parceria especial com a Castanha Baru. “Vendeu muito rápido!”, exclama.

EMPRESAS QUE APOIAM A ATLETA
Sicoob.Credivale
Security
Amendoim Brasil
Regina Festas
Posto Prudentão 
Instituto de Radiologia
Castanha Baru

Cedida

Uma medalha é o objetivo da atleta Agda Santos neste Mundial Indoor



 

Publicidade

Veja também