Agências bancárias adotam medidas de contingência

Bancos darão prioridade ao atendimento por seus canais digitais nas localidades em que houver a antecipação de feriados ou restrições mais rigorosas de isolamento social, informa Febraban

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 31/03/2021
Horário 07:55
Foto: Santander 
Instituições financeiras têm recomendado atividades via aplicativo de celular e internet
Instituições financeiras têm recomendado atividades via aplicativo de celular e internet

 Sensíveis ao agravamento da pandemia de Covid-19 no país e atentos às necessárias medidas de prevenção, os bancos, visando contribuir com o poder público, darão prioridade ao atendimento por seus canais digitais nas localidades em que houver a antecipação de feriados ou com restrições mais rigorosas de isolamento social, conforme a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Na região de Presidente Prudente, algumas agências do banco Santander sofrem alterações em experiente até o dia 9 de abril. 
Em nota, a Febraban pontuou que os bancos recomendam a seus clientes e à população em geral concentrar, ao máximo, suas atividades bancárias via aplicativo de celular e internet, pelo atendimento telefônico e nos caixas eletrônicos, nas salas de autoatendimento das agências e caixas 24 horas.
Observados os decretos e legislações locais dessas cidades, bem como a regulamentação federal que rege o funcionamento do setor bancário, haverá, em caráter excepcional, atendimento presencial e contingenciado, mediante triagem, controle e adoção de rígidos protocolos sanitários, em especial para os casos de recebimento de benefícios sociais, pagamento de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não têm acesso a canais digitais ou remotos.
As datas de vencimento de contas, boletos e tributos estão mantidas. Os bancos, por iniciativa própria, não podem alterar essas datas, pois observam as condições contratuais com os emissores dos boletos e as normas de liquidação e compensação de pagamentos do Banco Central. Todas poderão ser pagas pelos canais digitais ou nos caixas automáticos, sem a necessidade de deslocamento às agências bancárias. Caso a pessoa não tenha conta em banco, a Frebran adianta que alguns pagamentos (água, luz, gás e etc.) podem ser feitos em estabelecimentos conveniados, como drogarias e supermercados. 
A Febraban ressalta a importância da utilização dos canais digitais para atendimento dos serviços bancários a fim de evitar a concentração de pessoas nas agências. “Essas são ações eficazes de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias”, expõe.

Banco Santander
O Santander, por meio de nota, esclarece que tem orientado, em todos os seus canais de contato com clientes, o uso preferencial dos atendimentos digital e telefônico. “Trabalhamos com os mais rígidos protocolos de segurança em nossas agências, no entanto, a natureza essencial de nossa atividade nos obriga a ter um contingente mínimo de trabalhadores nos locais”, explica. “Como medida para reduzir a exposição e proteger nossos funcionários, o atendimento ao público será reduzido até às 14h, todos os dias, e as redes locais fecharão algumas unidades”, acrescenta.
Na região, agências de Álvares Machado, Caiuá, Irapuru, Junqueirópolis, Monte Castelo, Pacaembu, Pauliceia e Santo Expedito sofrem alterações em experiente. Em Presidente Prudente, as medidas flexíveis de atendimento ao público se estendem para as seguintes agências situadas em locais estratégicos – Cohab, Prefeitura de Presidente Prudente,  Parque Shopping Prudente e Parque do Povo. Os postos de atendimentos da Avenida Coronel José Soares Marcondes, Bairro do Bosque e da Rua Barão do Rio Branco também contam com horários diferenciados. 
Para conferir as datas de atendimento basta acessar o site www.santander.com.br/novos-horarios-funcionamento-agencias. 

Banco do Brasil

O Banco do Brasil informa que, a partir desta sexta, 26, suas agências passam a operar das 10h às 14h, seguindo determinação da Febraban para proteger seus funcionários, clientes e a sociedade, diante do avanço da pandemia do novo coronavírus. Em algumas praças, o atendimento começará mais cedo, às 9h, exclusivamente para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pagamento de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 
O cliente que tiver dúvidas pode consultar o horário de abertura da sua agência pelo WhatsApp do BB (61 4004-0001). “Importante reforçar que o banco permanece disponível 24h pelos canais digitais e que as instituições financeiras têm recomendado fortemente aos seus clientes que, durante o período da pandemia, busquem atendimento por esses canais”.

Veja também