Agências da Caixa registram fluxo intenso de pessoas durante o sábado

Antes de o banco abrir, cerca de 150 pessoas já formavam fila na calçada, em Prudente, para se informar sobre o saque

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 19/02/2017
Horário 09:43
 

As agências da CEF (Caixa Econômica Federal) de Presidente Prudente receberam grande número de pessoas ontem. Somente na unidade da Avenida Coronel José Soares Marcondes, cerca de 150 pessoas aguardaram o banco abrir na calçada, formando extensa fila. Por conta do anúncio do governo federal sobre a liberação de crédito das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço), três agências tiveram atendimento das 9h às 15h, na cidade: Parque do Povo, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, Vila Euclides; agência Presidente Prudente, na mesma avenida, centro; e a agência da Avenida Manoel Goulart, na Vila Nova.

Jornal O Imparcial Pouco antes das 9h de ontem, filas já formavam em frente à agência da Caixa Econômica Federal, em frente à Prefeitura

As unidades estenderam o expediente neste sábado para esclarecer as dúvidas dos cidadãos, e favorecer a movimentação nas unidades, já que muitas pessoas trabalham e não têm oportunidade de ir aos bancos no horário convencional no decorrer da semana.

A reportagem abordou alguns cidadãos nestas filas, e todos estavam lá pelo mesmo motivo: se inteirar do assunto. É o caso do operador de máquina Antonio Carlos da Silva, 53 anos, que estava munido dos documentos para verificar sua situação. "Não sei quando devo receber. Mas deverei sacar em junho, segundo o cronograma. Tenho FGTS inativo de duas empresas que trabalhei, e vim me informar", explica.

A cozinheira Luciana Ferreira de Oliveira, 37 anos, deverá sacar seu benefício em abril, mas não sabe qual será o valor. Ela aproveitou o dia de folga para regularizar a situação de seu cartão cidadão e se inteirar, porque já tem planos para o dinheiro. "Quero ficar bem informada para me organizar. Com o dinheiro, eu vou trocar o portão de casa, que está quebrado", relata.

O pedreiro Jairo Francisco de Oliveira, 53 anos, também não tem muitos dados sobre o benefício. Já o dinheiro está com destino certo. "Preciso reformar a minha casa. Virá em boa hora", comenta.

Na agência da Avenida Manoel Goulart o movimento também foi intenso. Às 9h30, cerca de 50 pessoas estavam à espera de atendimento. "Eles têm muitas dúvidas e vêm para se programar para a data do saque", diz a atendente Karolina Santiago.

 

Orientações

Na área de abrangência da Superintendência Regional de Prudente, responsável por 106 municípios, 314.698 pessoas têm direito ao saque. Como já informado neste diário, na capital da Alta Sorocabana são 39.548 beneficiados. A orientação da instituição aos trabalhadores é para que acessem o site ou o 0800 do banco para atendimento personalizado, sem necessidade de presença nas unidades.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da CEF, através do www.caixa.gov.br/contasinativas ou do 0800-726-2017, os beneficiados poderão saber o valor, data e local mais convenientes para o saque, nos termos da Medida Provisória 763/2016. Esta prevê que tem direto ao pagamento de conta inativa o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015.

 
Publicidade

Veja também