Agita Prudente estimula mudança de hábitos

Esportes - André Esteves

Data 04/05/2016
Horário 10:42
A Praça Nove de Julho foi palco, na manhã de ontem, da 6ª edição do Agita Prudente, ação realizada pela Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), que visa promover a prática do exercício físico e a prevenção da saúde. Com a parceria da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Oeste Saúde e Departamento Regional de Saúde (DRS XI), o evento ofereceu à população serviços como aferição de pressão, instruções sobre alongamento, massagem relaxante, higienização e proteção da pele e orientação nutricional.

Jornal O Imparcial Garotada foi incentivada a se exercitar durante a manhã de ontem, na Praça Nove de Julho

O representante da Seduc, Silvio Sena, 53 anos, explica que o Agita Prudente é o momento focal para colocar em relevo a associação entre qualidade de vida e a prática regular do exercício físico desde a mais tenra idade. "Nosso slogan este ano é ‘Criança ativa, adulto saudável’, justamente com o propósito de incentivar a manutenção da saúde e a higiene a partir da infância, visto que hoje em dia já temos crianças que são hipertensas", afirma.

Em razão disso, cerca de 150 alunos de sete escolas municipais do Programa de Educação Integral Cidadescola estiveram presentes para realizar atividades físicas instruídas pela Empresa Júnior de Educação Física da Unesp "Performance Júnior". A interlocutora regional do programa Agita São Paulo, Marlene Damacena, 42 anos, também estava na praça e contou que a escolha do local se deu em virtude de ser um ambiente com um grande volume de pessoas e de muita movimentação, o que beneficia a aproximação. "O Agita Prudente é um braço do programa Agita São Paulo. Com ele, queremos conscientizar crianças e adultos sobre a importância do exercício físico", expõe Damacena.

O Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) participou da ação oferecendo aos prudentinos o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) e orientação nutricional. O nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael Bongiovani, 34 anos, explica que o objetivo é incentivar a mudança de hábitos e a melhoria da alimentação. Além do serviço, o núcleo levou para a praça um grupo de pacientes fixo, que se envolveu com a recreação. Entre eles estava a aposentada Leonor Menotti, 55 anos, que acredita que ações como essa são maravilhosas não apenas para a saúde física, mas mental. "Eu vivia deprimida, não saía de casa, mas depois que comecei a praticar exercícios físicos, minha cabeça é outra", comenta.

As vizinhas e amigas Maria Luisa Cardoso Duarte, 63 anos, e Alice Bernardes da Silva, 72 anos, estavam ansiosas para fazer os exames gratuitos. "É muito importante que a prefeitura ofereça isso para a população, pois promove a saúde e a longevidade", afirma Alice. "E também serve para agitar!", brinca a aposentada Maria Luisa em alusão ao nome da ação.

Além dos pacientes do Nasf, também integraram o evento 15 pacientes do Caps (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). O professor de Educação Física, Alex Figueiras, 32 anos, complementa que a atividade é essencial para a socialização, desintoxicação e maior ocupação das pessoas atendidas pela unidade.

Veja também