Agita Prudente promove série de exercícios físicos

Projeto contou com exames de pressão arterial, avaliação de IMC e orientações nutricionais

Esportes - JANAÍNA TAVARES

Data 13/04/2018
Horário 21:03
José Reis - A Praça Nove de Julho foi o ponto de encontro do Agita Prudente
José Reis - A Praça Nove de Julho foi o ponto de encontro do Agita Prudente

Presidente Prudente encerra a semana com o fim das atividades do Agita Prudente, programa coordenado pela Seduc (Secretaria Municipal de Educação). Na manhã de ontem foi o penúltimo dia de atividades disponibilizadas para a população prudentina na Praça Nove de Julho, segundo a técnica de recreação e responsável pela organização do evento, Maria Izabel da Silva, 57 anos.

O projeto tem como objetivo combater o sedentarismo e atender a prática esportiva para estudantes, trabalhadores e idosos, porém, a técnica de recreação destacou que qualquer pessoa pode participar e aderir ao movimento. “Muitos pararam aqui para perguntar o que está acontecendo, então alguns nem faziam ideia do que se tratava”, comenta. O Agita Prudente é realizado na cidade desde 2009, quando foi instituída a lei 6.946/2009 que firma a parceria com o Agita São Paulo, conforme Silva.

Entretanto, salientou que é comum a programação do evento ser correspondente com o dia mundial da saúde, comemorado em 6 de abril. Também ressalvou que cada secretaria do município ficou responsável por “fazer no local de trabalho atividades físicas relacionadas ao dia comemorado”. “Queremos mostrar como o sedentarismo pode ser combatido com bom humor e sem se estressar”, fala.

Representantes do Grupo Athia de Terceira Idade, do Centro de Convivência do Idoso e das equipes que participaram dos Jori (Jogos Regionais do Idoso) foram convidados a participar da abertura com sessão de alongamento, assim como o fim do desenvolvimento das atividades estabelecidas no dia.

O local ofertou exames como pressão arterial, avaliação de IMC (Índice de Massa Corporal) e orientações nutricionais. A educadora física e representante da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Juziane Teixeira, 38 anos, comenta que todos os exames foram gratuitos, assim como as orientações. Ela diz que notou a adesão dos prudentinos. “O trabalho feito é para ajudar de forma geral e percebemos que o pessoal gostou do que foi oferecido”, diz.

Assim como as pessoas que passavam pelas proximidades, os participantes também ressaltaram a oportunidade de praticar atividades físicas. “Sofro de pressão alta e por vários outros problemas, então preciso me exercitar por prescrição médica e é ótimo me envolver com estes tipos de projetos”, observa a aposentada Vera Lúcia Martins Bassi, 67 anos. Ela participa do Grupo Athia há 12 anos e comenta que a vontade de parar a praticar exercícios não existe, pois se tornou um hábito.

Do mesmo grupo há 15 anos, a aposentada Ana Gabriel Piaí, 73 anos, relata como sua vida se modificou depois da mudança de hábito. “Ajuda a distrair minha cabeça, porque os problemas de casa vou deixar em casa. Aqui é só diversão e em eventos como o Agita são importantes pro pessoal da nossa idade”, finaliza.

SAIBA MAIS

Hoje será finalizada a programação do Agita Prudente com o evento Agita nas Ciclovias. Mais de 80 pessoas já se inscreveram para o evento ciclístico que começa às 9h, em frente ao Lar dos Meninos, que fica na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, Jardim Maracanã.

Publicidade

Veja também