Aglomeração na pandemia

WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

COLUNA - WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

Data 20/03/2021
Horário 06:08

Começou a circular nas mídias digitais uma foto da Polícia Militar no estabelecimento da família do ex-presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes), Dante Henrique Mantovani. Rapidamente, várias pessoas compartilharam dizendo se tratar de uma festa com aglomeração de 100 pessoas em plena pandemia. 

Medidas judiciais

De acordo com Mantovani, trata-se de fake news e ele tomou medidas legais contra todos que propagaram a notícia. “[fiz] queixa-crime contra aqueles que propagaram fake news a meu respeito e também relatei os crimes dos quais eu e minha família fomos vítimas neste final de semana: injúria, calúnia e ameaça”, afirmou. 

Sem plantão

Desde fevereiro não existe mais o plantão da Polícia Civil no município de Rancharia e a população ficou em dúvida quanto à segurança pública da cidade. O prefeito de Rancharia, Marcos Slobodticov (DEM), se reuniu com a Ieda Maria, delegada da Seccional de Presidente Prudente e com representantes do Legislativo, da Polícia Militar, Guarda Municipal e o Presidente do Conseg.

Faltam policiais

De acordo com a delegada: “o plantão das 18h às 6h foi retirado por um déficit geral de policiais civis, mas mesmo assim, o atendimento continua para quem necessitar. A PM e a GM são competentes para o atendimento das ocorrências”. 

Dupla função

O vice-prefeito de Paraguaçu Paulista e também médico, Max Henklain Magnavita Nogueira (Patriota), protocolou um memorando interno, onde se compromete a atender de graça a população paraguaçuense no Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais). 

 Autoconvocação moral

Ele disse: - "diante da situação emergencial, onde, não há mais vagas nem leitos de UTI em nossa cidade[...] me vejo obrigado por autoconvocação moral e para ajudar a rede de saúde visto que já está tão fragilizada pela falta de médicos".

Entenda a realidade

Das 10 vagas de UTI disponíveis para tratamento da Covid-19, cinco são ocupadas por pacientes de Paraguaçu e cinco da região. O município registra 41 mortes. 

Mudanças climáticas

Nesta semana, foi comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. O Brasil é o quinto maior emissor de gases de efeito estufa do planeta. 

Importância do assunto

Preocupado com o Brasil, o Paraguaçuense, Prof. Dourando em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo), Fanley Bertoti da Cunha, ressalta que é importante tratar sobre esse assunto e não se pode admitir uma política negacionista quanto ao tema.

Coletividade

Antes de tratar algo global, é preciso pensar em cadeias menores que se revelarão no coletivo. "É um dia para conscientizar pessoas e organizações sobre as mudanças climáticas que vão afetar a população de alguma forma”, explica. 

Aparelho invisalign

Novidade na região, trata-se da alternativa cada vez mais procurada para fugir dos métodos ortodônticos convencionais. Diferentemente dos aparelhos metálicos, que ficam colados aos dentes, o invisalign utiliza alinhadores invisíveis feitos sob medida para cada paciente.

Maior facilidade

A ortodontista, Ligia Tarosso, garante a eficiência do aparelho: "traz muitos benefícios e um deles é a facilidade de higienização", esclarece. Todo o tratamento é simulado por um software em 3D e é possível visualizar detalhadamente o processo do começo ao fim. Dessa forma, o paciente já tem uma ideia de como ficará seu sorriso quando acabar.

Atividade religiosa essencial

A Câmara de Paraguaçu Paulista aprovou por 11 a 1, o projeto de lei de autoria da vereadora Graciane de Madureira (Avante), que reconhece a atividade religiosa como essencial para a população. A decisão causou dualidade de opiniões na opinião pública. 

 

Veja também