Agripino Lima, ex-prefeito

Esportes - Jefferson Martins

Data 09/06/2016
Horário 09:13
 

O primeiro! Vai ser pelas mãos do ex-prefeito de Presidente Prudente Agripino Lima, 84 anos, que o revezamento da Tocha Olímpica vai chegar ao oeste paulista. Natural de Lençóis Paulista, veio para Prudente aos 29 anos, onde construiu a vida. O percurso não poderia ser mais marcante para ele, que irá conduzir a chama, em frente ao Santuário Morada de Deus. Apesar de feliz por ter sido lembrado, Agripino afirma não se sentir na condição de "merecer homenagens".

Jornal O Imparcial "Estou feliz de terem escolhido o Santuário, desde pequeno sou religioso", diz ex-prefeito

Figura notável no município, Agripino humildemente diz ter recebido naturalmente a notícia. "Lógico que fico contente, mas não tenho vaidade de achar que mereço homenagem. Estou feliz de terem escolhido o Santuário. Minha mãe era muito católica, fui criado em um ambiente assim, então desde pequenininho sou religioso, quero ir para o céu! ", garante. O empresário ingressou na vida pública como vereador, este na Câmara Municipal de Prudente por dois mandatos, entre 1973 e 1983. Foi vice-prefeito de 1989 a 1992.

Questionado sobre o que o encorajou a entrar na política, explica que ter sido "criado num ambiente de luta, de trabalho". "Não tinha paixão para ser político, mas nunca fui escondido ou tímido, a minha ideia sempre foi de construir e fazer o bem". Dono de popularidade invejável na cidade, o ex-prefeito se orgulha dos seus princípios. "Nunca coloquei o dinheiro à frente, coloco a dignidade, o amor e o respeito pelas pessoas. Sou simples e não faço distinção de ninguém, então quando estou na rua sempre tem gente que vem me abraçar", afirma.

 

Realizações

Sobre tudo o que fez à frente da administração pública, Agripino diz que tudo tem a mesma importância. "Fiz muitas coisas e sinto que Deus me ajuda muito, tenho certeza que a mão Dele está aí. Não tenho arrependimento de nada! Nunca fiz inimizade com ninguém, faço amizade com todo mundo, trato todos bem", fala. Para finalizar, o ex-prefeito admite que a ligação com os Jogos Olímpicos não são lá as mais próximas. "Quando eu era jovem até jogava futebol, mas quando você vai ficando mais velho cuida de outras coisas", pontua.

 

Biografia

Nasceu em 31 de agosto de 1931, em Lençóis Paulista. É filho de Agripino de Oliveira Lima e Silvéria do Prado Lima, tem 11 irmãos, cinco filhos, 13 netos e um bisneto. Mudou-se para Presidente Prudente em 1960, onde formou-se em Direito (1968) e Pedagogia (1970). É um dos fundadores da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), inaugurada em 1972. Idealizou o atual HR (Hospital Regional), inaugurado em 1997 como HU (Hospital Universitário). Atualmente é chanceler da instituição de ensino.

 

SAIBA MAIS

O santuário

O Santuário Morada de Deus tem 82 alqueires de extensão e projeto arquitetônico permeado por belas paisagens, lagos e jardins que abrigam aves silvestres e diferentes espécies da flora. Fica no km 576 da Rodovia Raposo Tavares, em Álvares Machado, próximo ao campus II da Unoeste, e é um local que fortalece o turismo religioso no oeste paulista.

Em arrojada e moderna estrutura, um dos pontos marcantes é a Igreja Jesus de Nazaré, com 50 metros de altura, capacidade para mais de 300 pessoas e inteiramente decorada por vitrais com cenas religiosas. Em 2012, Agripino recebeu uma bênção especial do papa emérito Bento XVI. O quadro, desde então fixado na Igreja Jesus de Nazaré, foi entregue pelo italiano Andrea Michelini membro dos "Cavaleiros da Fé", um grupo do Vaticano.
Publicidade

Veja também