Airbadminton: Enzo Anzai influencia novo esporte

Com algumas diferenças, modalidade que pode ser jogada por crianças e adultos, referendada pela BWF, utiliza mesmos elementos do badminton

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 24/06/2020
Horário 07:00
Cedida - Campeão sul-americano sub-19, Enzo Anzai divulga nova modalidade esportiva
Cedida - Campeão sul-americano sub-19, Enzo Anzai divulga nova modalidade esportiva

Enzo Anzai, atleta profissional campeão sul-americano sub-19 de badminton, da Semepp/Adoar, de Presidente Prudente, é um dos influenciadores do novo esporte de raquete no Brasil, denominado como airbadminton. A nova modalidade referendada pela BWF (Federação Mundial de Badminton) que embora tenha algumas diferenças possui características parecidas com o badminton por causa da raquete, rede e medidas da quadra. Quem joga badminton não encontra dificuldades na prática.

A maior diferença está na peteca especial de nylon que pesa 8 g (gramas) e é mais pesada que a do badminton que tem peso de 5 g. Isso permite que o jogo possa ser praticado ao ar livre com vento de até 12km/h (quilômetros por hora). O que não é possível com a peteca de badminton que por ser mais leve e não possuir a aerodinâmica de penetração no vento acaba desviando seu trajeto após a rebatida.

O aumento das medidas de profundidade de quadra e estreitamento das faixas laterais são outras peculiaridades. Além de no espaço da frente da rede, tem um grande grau de dificuldade e se marca muitos pontos. Local da quadra que no airbadminton passa a ser uma zona de perigo, onde não pode deixar a peteca cair e não se admite a invasão do recebedor, senão é considerada uma falta. 

Para ser mais rápido, a contagem dos pontos também muda. No badminton um set termina em 21 pontos. No airbadminton vai de 9 até 11. O jogo  termina na melhor de 5 sets. 

Segundo a empresa responsável por trazer essas novas petecas para o Brasil, a modalidade crescerá no país porque pode ser praticado em parques, praças, jardins, campos abertos ou outros locais ao ar livre.  E, infelizmente, com a possibilidade da Covid-19 estar entre as pessoas durante os próximos anos, os exercícios físico mais recomendados serão os praticados ao ar livre. Ai está o airbadminton como uma boa opção, uma vez que, não precisa de grandes espaços, de lugar próprio e pré-determinado, os materiais são leves, portáteis e duráveis, ao contrário de outros esportes de raquetes. 

Por ser uma nova modalidade esportiva, lúdic como o badminton, o airbadminton pode ser jogado por crianças e adultos. E, ao mesmo tempo entre família, em duplas ou com três pessoas de cada lado.

 

Publicidade

Veja também