Alerta: cuidado com a vista, criançada!!

Espaço infantil

Usar o celular ou tablet ou ficar muito tempo em frente ao computador pode prejudicar a visão

COLUNA - Espaço infantil

Data 24/10/2019
Horário 04:20
Pedro Silva: Profissional aconselha que em qualquer sinal dos sintomas, seja procurado um especialista
Pedro Silva: Profissional aconselha que em qualquer sinal dos sintomas, seja procurado um especialista

Sabe quando seus pais pedem para você sair um pouco do celular, porque isso faz mal “para a vista”? Pois é, eles estão certos. Ficar muito tempo olhando para a tela do celular, ou computadores e tablets pode ser prejudicial à saúde e até mesmo desenvolver miopia nos usuários.

O oftalmologista (médico especialista nos cuidados dos olhos), e retinólogo (que tem especialização em doenças da retina e vítreo, partes específicas do olho humano), Marcussi Palata Rezende, comenta que estudos já comprovam que sim, o uso excessivo desses aparelhos pode causar miopia. “Quando se é jovem, utilizar essas telas por mais de uma hora por dia causa essa doença. Foi feito um estudo em uma cidade que comprovou o aumento de 50% dos casos de miopia nos jovens que faziam uso desregrado do celular”.

ISSO INCOMODA

MUITA GENTE

O oftalmologista diz que é possível perceber quando o uso do celular começou a fazer mal. “A vista pode ficar cansada, você pode ter dor de cabeça e também ter irritabilidade, que deixa o olho vermelho e coçando”. Ele ainda diz que esses problemas na vista, decorrentes do uso de aparelhos eletrônicos já são considerados uma epidemia.

“Se o paciente está sentindo qualquer um desses sintomas deve se procurar um especialista em oftalmologia para exames”, explica o médico. “Às vezes ainda não é um caso de miopia, então dá para cuidar antes que evolua para isso. Agora, se já for um caso, é necessário usar óculos”.

E O BRILHO?

Marcussi diz que existem estudos em andamento sobre se o brilho das telas dos aparelhos prejudica ainda mais a visão. “Não existe nada comprovado ainda, mas é possível que a luz forte possa fazer ainda mais mal, principalmente o brilho azul”, diz.

“O que faz mal mesmo é que hoje em dia os jovens passam muito tempo olhando fixamente e muito perto para as telas, essa é a diferença de antigamente para hoje, por isso existem estudos sobre os males do uso da tecnologia para a vista”.

E mesmo que não seja agora, os problemas podem aparecer quando você for um pouco mais velho, pois todos esses esforços gerados pela proximidade do olhar com a tela, e talvez o brilho excessivo, cansam o músculo responsável pelo nosso olho, que pode degenerar a vista ao longo dos anos, desenvolvendo além da miopia outras doenças e problemas de vista.

“É sempre importante consultar um oftalmologista, não só quando se tem esses sintomas, mas periodicamente, para manter a saúde em dia”.

 

Fica atento aos sintomas de problemas na vista:

- Vista cansada e/ou embasada;

- Olhos avermelhados;

- Irritabilidade (coceira);

- Dor de cabeça.

 

“O QUE FAZ MAL MESMO É QUE, HOJE EM DIA, OS JOVENS PASSAM MUITO TEMPO OLHANDO FIXAMENTE E MUITO PERTO PARA AS TELAS”

Marcussi Palata Rezende

 

 

AGENDA

QUINTAL DE HISTÓRIAS
“Ser Diferente é Legal”
Data:
sábado, às 15h. Grátis.
Local: No Quintal do Sesc Thermas de Presidente Prudente
Classificação etária: livre.

ARTE EM CENA
“Esqueleto Divertido”
Data
: domingo
Horário: 15h
Local: Área de Convivência do Sesc Thermas de Presidente Prudente
Entrada: gratuita
Classificação etária: livre.

 

Close Criança


A princesa Sofia Maricatto do Nascimento completou seus 4 aninhos no dia 20 de outubro, para a alergia dos papais Adão Souza do Nascimento e Angela Cristina Maricatto do Nascimento. Muitas alegrias em sua vida!!!

Arquivo pessoal

Publicidade

Veja também