Alistamento militar

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 30/03/2022
Horário 03:33

Os jovens brasileiros que completarem 18 anos neste ano, até dia 30 de junho, têm obrigação de efetivar seu alistamento militar. Para se alistar basta acessar o site alistamento. EB.1000.br, ou procurar uma Junta do Serviço Militar. Em Indiana, a Junta está instalada em uma das salas do terminal rodoviário, com atendimento do responsável Eugenio Pinheiro. Sempre é bom lembrar que o Certificado de Reservista é um documento necessário para todo brasileiro.

Melancolia do pós-festa
Foram três dias de festa, com o Rodeio Indiana, que movimentou a cidade do dia 17 a 19, em comemoração ao aniversário do município. O rodeio contou com shows de cantores famosos, peões de várias regiões, e um público de aproximadamente 4 mil pessoas, que lotaram as dependências do Estádio Capitão Whitaker. A nota triste foi a morte do peão Marcio Barboza, 24 anos, de Pirapozinho, que na última noite caiu, foi pisoteado pelo pesado animal, e, infelizmente, faleceu antes mesmo de dar entrada ao hospital. A festa foi realizada há mais de uma semana, e o que restou são algumas partes da estrutura montada, ainda não retirada, e o campo todo esburacado, além de parte do muro, que foi transformado numa entrada e saída do público, mas que deverá ser reconstruído urgentemente.

Adega catarina
Está com inauguração prevista para dia 1º de abril, sexta-feira, a Adega Catarina, que deverá ser mais um point, para os amigos de Indiana. Muita expectativa para o evento com certeza bastante concorrido.

Jambo-da-Bahia
No início desta semana, ao estacionar próximo da Clínica Seki, na Rua Dr. José Foz, percebi que estava sob a sombra de uma árvore com frutos vermelhos e apetitosos e o proprietário da casa, sr. Nelson, com uma vara derrubava alguns e recolhia com a ajuda de sua esposa. Curioso, perguntei que fruta era aquela, e ele com muita gentileza me respondeu e ainda me presenteou com uma delas, que tive o prazer de saborear ali mesmo. Gostei, por ser saborosa, e ainda ganhei uma muda, que já plantei em meu quintal. É o jambo-da-bahia, ou jambo-vermelho, um fruto adocicado, que apresenta uma série de benefícios à saúde, exercendo um papel importante na prevenção de doenças crônicas. É uma espécie da família das mirtáceas.

Qual seria a causa
Recentemente, um quarteirão inteiro da Rua Francisco Gimenez, entre as transversais Visconde do Rio Branco e Marechal Deodoro, entrou num processo bem esquisito, com vários trechos afundando, como se houvesse um solapamento interno, ou seja, abaixo da camada asfáltica. Uma ameaça constante aos motoristas e a pedestres, pois vários locais apresentavam sinais de que poderiam afundar a qualquer momento, como aconteceu na Avenida Rosa Taffarelo, em frente à praça da matriz, onde a calçada afundou em plena luz do dia, tragando uma senhora, que, felizmente, foi socorrida a tempo por populares. A Prefeitura restaurou o trecho da Rua Francisco Gimenez, entretanto, em várias ruas observam-se novos pontos afundando, com prováveis novos processos de solapamentos, o que deve deixar as pessoas alertas e que procurem desviar desses locais para não serem novas vítimas a cair nesses buracos que podem abrir inesperadamente.

O que dizem os antigos
Segundo algumas pessoas antigas, pioneiras de Indiana, o que se tem verificado tem uma única explicação. Há muitas décadas existiam enormes buracões formados por conta do solo frágil, que era destruído pelas chuvas, atingindo várias vias públicas, inclusive bem próximo ao centro da cidade, como foi o caso da Rua José Ferro, onde formou-se o famoso “Buracão da Barbina". Com certeza esses buracões não tiveram uma boa solidificação, veio a pavimentação, mas, com o tempo, alguns pontos estão hoje apresentando os afundamentos com surgimentos de buracos no asfalto. Com as chuvas, a infiltração de águas pluviais, vão formando novos pontos de solapamentos, colocando em risco o trânsito de veículos. Cabe um trabalho de pesquisa para detectar pontos vulneráveis, prevenindo problemas no futuro.

Boa música na feira
Agora tornou-se hábito, feira livre com música ao vivo, em Indiana. Sempre nas terças, a Feira Livre de Indiana conta com um cantor ou cantora, animando aos presentes. Ontem foi a vez da Marília Nochi, uma belíssima voz, interpretação maravilhosa, para o deleite dos presentes. Dona de uma voz linda e marcante, Marília Nochi vem conquistando o público a cada apresentação realizada. Um orgulho para Indiana!

Em tempo
Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira!

Publicidade

Veja também