Alistamento militar termina hoje

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 30/06/2016
Horário 08:39
 

O período para o alistamento militar obrigatório termina hoje, e até o fim da tarde de ontem, 1.321 jovens haviam se inscrito, número inferior ao estimado, já que a previsão é que cerca de 1,8 mil se alistem neste ano para prestar o serviço no TG (Tiro de Guerra) em Presidente Prudente. "A esta altura, mais de 1,4 mil já deveriam ter se alistado", informa a 20ª Delegacia de Serviço Militar de Presidente Prudente. Em 2015, foram alistados 1.830 homens.

De acordo com dados da Junta Militar, o movimento para o alistamento estava baixo até a semana passada, mas o fluxo aumentou consideravelmente a partir de segunda-feira. No período da manhã, o movimento é ainda maior, mas o atendimento é rápido. Segundo os funcionários, a pessoa demora cerca de 15 minutos para ser atendida.

Jornal O Imparcial Junta de Serviço Militar fica na Praça da Bandeira

O alistamento está aberto desde janeiro. Como já informado em O Imparcial, quem completa 18 anos em 2016 e ainda não se alistou deve procurar a Junta Militar de seu município até 30 de junho e apresentar certidão de nascimento, RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4. O ato é previsto em lei e garante a cidadania do indivíduo. Caso o jovem não faça, sua atuação no país ficará comprometida, pois ele fica impedido de obter passaporte, assumir cargos públicos ou ingressar em uma faculdade.

As seleções começam em agosto e devem seguir até dezembro. No final serão selecionados 100 jovens que participarão das atividades no Tiro de Guerra, previstas para serem iniciadas no começo de 2017, já na fase em que completarão 19 anos.

Deixar as tarefas para a última hora, neste caso, não se trata somente de um hábito nacional. Muitos deixam porque não pretendem participar do serviço militar por não se considerarem com aptidões para os treinamentos e o trabalho envolvido no militarismo.

É o caso do estudante Willian Bezerra da Silva, 18 anos, que esteve entre os rapazes que deixou para fazer o registro no penúltimo dia. Ele morava em Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, e mudou para Prudente neste ano. "Mudei há pouco tempo e estava me organizando por aqui. Não quero servir. Quero me dedicar somente aos estudos e ao trabalho, nesta fase", comenta.

José Augusto Santos de Mello, 18 anos, também esteve no penúltimo dia do alistamento. Ele espera ser dispensado por excesso de contingência, pois foi chamado pelo tio para trabalhar no Canadá. "Não quero perder esta oportunidade. Tranquei a faculdade já pensando nesta possibilidade. Espero não ser escolhido na seleção", declara.

O serviço militar é obrigatório desde 1906. De acordo com o Portal Brasil, trata-se de um programa voltado aos jovens que, durante um ano, passam por uma formação militar básica e depois se especializam em determinada área. "Se ao final de um ano de serviço o recruta quiser seguir a carreira militar, deve se submeter a uma nova seleção. Sem ingressar na carreira militar, pode continuar no quartel por mais sete anos", expõe.


SERVIÇO


ENDEREÇO


Em Prudente, a sede da Junta de Serviço Militar está localizada na Praça da Bandeira, sem número, próximo ao camelódromo, no centro. O telefone para mais informações é o 3221-5588.

 
Publicidade

Veja também