ALL convida empresários para reunião no dia 16

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 15/12/2015
Horário 09:44
 

A Rumo ALL (América Latina Logística), concessionária e operadora do modal ferroviário na região de Presidente Prudente, após anos de discussão sobre a reativação da estrada de ferro, marcou uma reunião com empresários e representantes de classe no dia 16 de dezembro, em Prudente. o objetivo é mapear a demanda pelo transporte na região, e tirar dúvidas sobre a utilização do modal para transporte de cargas.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da empresa, a ALL deixa claro que para a reativação do trecho é preciso ter demanda comercial. "Os encontros promovidos anteriormente pela concessionária, assim como este agendado, tem o propósito de esclarecer dúvidas sobre peculiaridades do serviço ferroviário, dados técnicos, parâmetros operacionais, políticas de preços, entre outros pontos", informa.

A UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) também recebeu o convite da empresa para o encontro. Marco Antonio Goulart, diretor de comunicação da entidade, afirma que a UEPP estará presente. Ele diz que esta será mais uma reunião para deixar claro que a região possui demanda para o modal.  "Não há justificativa para permanecer desativado. Esperamos que, agora, apresentem algo mais concreto e que tudo caminhe para dar certo", comenta.

No início do mês, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) também organizou uma reunião com os empresários para análise da demanda potencial e apresentou quatro planos possíveis para que as empresas firmassem contrato com a ALL para o serviço. Na ocasião, os planos foram apresentados por dois coordenadores da Gerof (Gerência de Regulação e Outorgas Ferroviárias) da agência reguladora. Eles consideram que os trilhos têm potencial para voltar a funcionar, pois a carga declarada pelos interessados é de 987.186 toneladas por ano, aproximadamente 1 milhão de toneladas.

A iniciativa da ANTT partiu de uma cobrança de medidas do MPF (Ministério Público Federal), autor de uma ação judicial que deu origem ao processo para reativação da malha ferroviária regional. Por ser a agência reguladora do sistema, o intuito do MPF era que ela tomasse alguma providência. Questionada sobre o processo, a ALL informa que "segue tratada na Justiça".


SERVIÇO


REUNIÃO

A reunião ocorrerá no às 10 horas do dia 16 de dezembro, no Hotel Aruá, localizada na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 1.111, Bairro Bosque, em Presidente Prudente.
Publicidade

Veja também