Almofadas amenizam sofrimento do câncer de mama

Confecção do material é realizada por voluntárias do projeto Amigas do Coração, com distribuição em hospitais prudentinos

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 27/02/2018
Horário 13:32
Arquivo Pessoal, Cada voluntária possui uma função na confecção de almofadas
Arquivo Pessoal, Cada voluntária possui uma função na confecção de almofadas

Uma doença silenciosa que chega de mansinho e causa um transtorno gigantesco na vida de milhões de mulheres pelo mundo. O câncer de mama é um tumor maligno, que se desenvolve nos seios e a forma mais fácil para identificá-lo é por meio da mamografia. O HR (Hospital Regional Dr. Domingos Leonardo Cerávolo) de Presidente Prudente informa que, de janeiro a dezembro de 2016, o setor de oncologia da unidade registrou um total de 292 pacientes em tratamento contra o câncer de mama. Já em 2017, esse número subiu para 352 pacientes em tratamento no setor, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. No mesmo período, entre ambulatório e internações, a Santa Casa de Misericórdia de Prudente atendeu 224 pacientes em 2016 e 184 no ano de 2017, uma queda percentual de 17,8%. Entre consulta, quimioterapia e radioterapia, cerca de 1.500 pessoas por mês são atendidas no HRC (Hospital Regional do Câncer).

Com o objetivo de amenizar a dor de mulheres no pós-operatório, o grupo Amigas do Coração é um projeto que, desde 2015, confecciona e distribui almofadas àquelas que estão no tratamento por câncer de mama. Feitas por mãos minuciosas e com bastante carinho, os acessórios devem ser colocados embaixo das axilas para dar mais conforto após a operação.

Dispostas a ajudar, cerca de 40 voluntárias fazem parte do projeto, cada qual responsável por uma tarefa. A idealizadora, Sonia Alves Macedo, afirma que no ano passado, foram produzidas e distribuídas mais de 500 almofadas em Prudente. Ela explica que todos os materiais necessários para a confecção são doações feitas por membros do grupo e da sociedade. “Estamos preparando eventos beneficentes para arrecadar dinheiro e comprar mais materiais, pois a procura de almofadas sempre aumenta”, finaliza.

 

Prevenção

O mastologista Fernando Valejo alerta que o único método que previne o câncer de mama é detecção precoce. Segundo ele, as entidades médicas indicam fazer a mamografia anualmente após os 40 anos em razão de a doença incidir mais nessa faixa etária. “O tratamento geralmente começa pela cirurgia, radical ou não, tirando a mama toda ou parte dela. Na sequência, faz a quimioterapia e a radioterapia”, afirma o médico. Fernando acrescenta que quando o diagnóstico é precoce, o tratamento torna-se mais eficaz, além do apoio familiar que é bastante importante no momento.

 

Dados

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres no mundo e no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa de novos casos de câncer de mama em 2018 no Brasil é de 58.700.

Publicidade

Veja também