Altares temáticos emocionam participantes da procissão em Prudente

“É muito emocionante poder passar um pouquinho do que Jesus passou", frisa o jovem.

PRUDENTE - Oslaine Silva

Data 05/06/2015
Horário 07:58
 

Quem participou da festa de Corpus Christi, ontem pela manhã, em Presidente Prudente, se surpreendeu com os mais de 20 altares montados no percurso da procissão, que saiu do Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, até a Catedral de São Sebastião, na Praça Nove de Julho, finalizada com a Benção do Santíssimo. A solenidade católica presidida pelo bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos iniciou com celebração da Santa Missa (campal) às 8h, para 4,5 mil pessoas, conforme estatísticas da Polícia Militar, que logo após seguiram o cortejo.

Cada paróquia da cidade ficou responsável por um dos altares, assim como evidenciavam um tema que ligava ao outro e juntos o propósito de Deus que é a "solidariedade, compromisso, partilha, justiça e a união com todos os irmãos", como expôs a paróquia Bom Jesus de Pirapora.

Jornal O Imparcial Cerca de 4,5 mil pessoas estiveram na celebração, ontem de manhã

A paróquia Nossa Senhora do Carmo apresentou a Santíssima Trindade em altar vivo, onde o mecânico Rafael Vilela, 25, representou Jesus Cristo. "É muito emocionante poder passar um pouquinho do que Jesus passou", frisa o jovem.

"Melhor do que falar de fé é exercê-la estando aqui, se colocando diante de Cristo, através do serviço à comunidade e aos irmãos", completa o catequista Gabriel de Souza Mota, 21.

Na parada de responsabilidade da paróquia Menino Jesus de Praga a chamada era para "A violência desumaniza a humanidade". E na próxima estação, o padre da Nossa Senhora de Fátima, Sérgio Antonio Bonini, enfatizou a preocupação da Igreja em assistir, conscientizar e promover a vida. Segundo suas palavras, Cristo disse: "Eu vim para que todos tenham vida". "E é na Eucaristia que a vida se completa na plenitude do Pai. Nossas pastorais sociais expressam todo o cuidado da Igreja com os mais necessitados, com aqueles que muitas vezes a sociedade exclui", salienta o sacerdote.

 

Participantes

Para o casal Gema Catarina Sanches Rodella, 77, e Edison Rodella, 79, a Eucaristia é tudo na vida de um católico, "pois ela é o corpo e sangue de Jesus Cristo, que alimenta e sacia seus filhos". "Nós que temos uma base, uma formação dentro da igreja, acreditamos que Cristo está vivo na hóstia consagrada. Ele é o pão vivo descido do céu. Este momento é de glória e consagração do nosso espírito", destaca Gema.
Publicidade

Veja também