Altas temperaturas elevam vendas de galões de água

A umidade do ar, conforme avisos da Defesa Civil, por várias vezes atingiu níveis inferiores a 20%, reforçando a necessidade de hidratação

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 24/09/2019
Horário 09:58
José Reis - Estabelecimento registrou pelo menos 30% de alta na venda de galões de água
José Reis - Estabelecimento registrou pelo menos 30% de alta na venda de galões de água

Se teve um assunto que esteve presente em quase todas as rodas de conversa nas últimas semanas, foi o tempo. Em Presidente Prudente, por diversos dias o céu amanheceu com aquele tom cinzento, que ao longo do dia ficava avermelhado e a noite terminava com um baita calor. A umidade do ar, conforme avisos da Defesa Civil, por várias vezes atingiu níveis inferiores a 20% e, com tudo isso, um item fundamental para a hidratação e que “explodiu” de vendas nos estabelecimentos comerciais, foi o galão de água.

No Toninho Gás e Água, por exemplo, o entregador Lucas Damasceno informa que o aumento das vendas nestas últimas semanas, se comparado com demais épocas do ano, foi de aproximadamente 50%. “Costumávamos comprar algo em torno em mil galões de água, e nessa última semana chegamos a comprar mais de 1,5 mil para manter o estoque. O preço se manteve”, ressalta. No local, um galão de 20 litros varia de R$ 9 a R$ 16,50.

Já no Ferreirinha Gás e Água, conforme Francisca Ferreira, que auxiliava nas vendas, esta é a melhor época do ano para venda de águas, o que faz compensar a baixa na procura, de forma geral, nos períodos de frio. “Aqui o crescimento deve ter sido de pelo menos uns 30% nas vendas. Nosso estoque está abastecido e vai conseguir atender a toda a demanda que temos”. Ela ressalta que o aumento é muito bem visto, já que traz faturamento.  

Nova estação

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a primavera no hemisfério sul teve início às 4h50 de ontem e termina no dia 22 de dezembro à 1h19 e se caracteriza por um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil.

Para que a população se prepare para a nova estação, em relação ao calor, chuva e umidade, o instituto ressalta que a previsão para os próximos três meses indica que devem permanecer áreas com chuvas “ligeiramente abaixo” da faixa normal na região sudeste do país, exceto no Estado de São Paulo, onde podem ocorrer chuvas mais fortes, principalmente no mês de novembro. “De modo geral, o modelo climático indica que as temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte da região no mesmo período”.

Publicidade

Veja também