Alteração em linha gera insatisfação de usuários

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 22/07/2016
Horário 09:21
 

As constantes alterações no itinerário de uma linha do transporte coletivo de Presidente Prudente têm despertado a insatisfação entre os usuários do serviço. Trata-se da rota que liga os bairros São Judas e Rio 400, que teria sofrido uma redução considerável na quantidade de horários. Conforme os usuários, o trajeto, que antes contava com quase 20 horários, atualmente oferece apenas cinco viagens entre as localidades todos os dias, tanto de ida como de volta.

Tal situação tem gerado atrasos e inconvenientes diversos entre os usuários. Um deles é o funcionário público Roberto Rodrigues da Rocha, 55 anos, o qual relata que teve de mudar boa parte de sua rotina diária para se adaptar aos novos horários. "Pego o ônibus pra trabalhar às 6h15 e deixo o trabalho às 13h. Mas o horário de ônibus mais próximo pra retornar é às 14h40. Ou seja, as únicas alternativas que tenho é esperar e chegar tarde, ou pegar outra linha e ter de caminhar mais de 1 km até minha casa", comenta o morador do bairro no Sítio São Pedro.

Jornal O Imparcial Usuários da linha de ônibus alvo das queixas dizem que tempo de espera pode chegar a 2h40

Segundo Roberto, as alterações nos horários começaram ser realizadas no começo deste mês. Até então, de acordo com o funcionário público e com o próprio itinerário divulgado no site da Prefeitura da cidade, os ônibus transitavam entre os bairros com um intervalo médio de 45 minutos. A partir do início deste mês, o usuário diz que os veículos começaram passar a cada duas horas e, nos últimos dias, "chega a ter um intervalo de até 2h40 entre os horários". "Antes era normal, a cada 45 minutos tinha o ônibus e tudo funcionava perfeitamente. De repente mudou tudo e isso tem gerado uma insatisfação muito grande entre os usuários. Pois ao mesmo tempo em que aumentaram os valores das passagens, nós ficamos na mão, sem ônibus", expõe.

 

Reclamações

Além do funcionário público, pelo menos outras três pessoas reclamaram da mesma linha entre a noite de anteontem e a tarde de ontem, por meio do WhatsApp deste diário. Entre as reclamações, um leitor afirma que reside no bairro Santa Olga e utiliza esse meio de transporte para trabalhar. Porém, segundo ele, "essa atual mudança tem prejudicado todos os moradores vizinhos", uma vez que durante o dia inteiro "temos apenas cinco ônibus à nossa disposição", desabafa.

Outra queixa vem de uma estudante, a qual afirma que utiliza o transporte coletivo para se deslocar ao serviço e também se mostra indignada com as mudanças. "Sou estudante e utilizo este meio para trabalhar, no entanto, me sinto extremamente prejudicada, assim como boa parte dos moradores", enfatiza a leitora.

 

Parecer oficial

De acordo com o CGO (Centro de Gerenciamento Operacional) das empresas que prestam o serviço de transporte coletivo em Prudente, Pruden Express e TCPP, José Ricardo Gois, as alterações nos horários ocorreram em virtude da fusão das linhas São Judas/Rio 400 com a São Matheus/Rio 400. Contudo, segundo ele, as alterações foram feitas "em caráter experimental, com a intenção de dar mais opções aos usuários". Além disso, ele afirma que o departamento "está avaliando e fazendo ajustes". "Se for necessário, colocaremos mais horários e ônibus nessas linhas", garante.

Com relação à quantidade de horários, bem como ao intervalo entre os ônibus que atendem os bairros, o coordenador do CGO discorda dos usuários e assegura que "não houve essa redução tão drástica". "O que aconteceu foi uma junção das linhas São Judas e São Matheus, pois as mesmas atendiam as mesmas regiões. Mas um ônibus que antes passava a cada 45 minutos hoje passa em no máximo uma hora", afirma.

 
Publicidade

Veja também