Alternativa em cores

Mânia Pires

O professor de cromoterapia, psicólogo e terapeuta, Valdecir Valcapelli, e a terapeuta integrativa, Sandra Araújo

COLUNA - Mânia Pires

Data 09/02/2024
Horário 08:09

No mês passado, a terapeuta integrativa, Sandra Araújo, esteve na capital paulista, para concluir o curso de cromoterapia. Um toque colorido, um pouco de fé, essa terapia alternativa vem ganhando espaço na medicina tradicional. Através da energia das cores, ela funciona usando as ondas de frequência, dependendo da tonalidade, elas podem emitir frequências mais rápidas ou mais lentas e podem ter um impacto significativo, pois sabemos que as cores são elementos constantes na nossa rotina. Muitas vezes, podem passar despercebidas, mas possuem inegável relação com o nosso estado de espirito. A cromoterapia acredita que diferentes cores têm energias e frequências que podem afetar nosso corpo, mente e emoções.
“Tudo começa com aquilo que você acredita. Em algumas ocasiões, somente a medicina tradicional não é capaz de disponibilizar o que a nossa mente precisa. Está ligado com a energia do corpo”, diz Sandra Araújo.
Em meio a tantos estímulos, a cromoterapia se adapta e cria um leque de possibilidades sobre como ser praticada e sobre quais cores podemos usar para determinadas situações. 

O QUE É CROMOTERAPIA?
A cromoterapia é um método que usa a luz de diferentes cores com objetivo de harmonizar o corpo. Essa prática terapêutica se utiliza das cores do espectro solar, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil, violeta e rosa, para restaurar o equilíbrio físico e energético do organismo. Cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica que auxilia e promove a saúde e o bem-estar.
Conhecida como terapia complementar, a cromoterapia é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) desde 1976, e passou a fazer parte das Pics (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) desde 1988 com a implementação do SUS (Sistema Único de Saúde).
Essa conduta terapêutica desempenha um papel abrangente no SUS e em consultórios particulares de terapêuticas formadas e capacitadas para aplicação dessa técnica.

BENEFÍCIOS 
Alívio dos sintomas de determinada doença através de uma cor específica;
Equilíbrio dos chacras;
Diminuição do cansaço físico e transtornos do sono;
Auxílio no tratamento de dores no geral;
Melhora do bem-estar físico, mental e emocional.

 
Alunos do curso de cromoterapia realizado em São Paulo, na sede do Espaço de Integração Ananda


Aplicação de cromoterapia 


Espaço Terapêutico fica localizado na Rua Pedro de Oliveira Costa, 447; agendamentos com hora marcada pelo telefone (18) 99792-7549 

DESPERTAR ENERGÉTICO
O Despertar Energético aconteceu no último sábado, com a presença dos terapeutas Gregor Matsuda Tavares e Fran Stela Takara, fundadores da Shuhari Healing. O objetivo do evento foi vivenciar a espiritualidade presente em nosso corpo através de: Tai Chi, prática meditativa, consciência de como cuidar da nossa própria energia pessoal, partilha de reflexões e práticas energéticas para melhorar nossas relações e vínculos interpessoais, conexão de amor e cura com o mundo espiritual.


Patrícia Fukura, Gregor Matsuda Tavares e Fran Stela Takara

Publicidade

Veja também