É possível e até provável que até agora a atual gestão municipal tem obtido da Câmara o mais alto ou um dos mais altos índices de aprovação da história contemporânea, em relação às proposituras apresentadas até o dia 10 deste mês, apreciadas e votadas.
PROJETOS E VETOS
Foram 171 propostas, considerando 159 projetos de lei, sete projetos de lei complementar e cinco vetos. Houve a rejeição de um projeto e aos vetos, sendo que seis de 171 representa 3,5%. Portanto, 96,5% de aprovação.
SOMENTE PROJETOS
Porém, se não foram contabilizados os vetos e deixados somente os projetos, são um para 166. Então, a aprovação é ainda mais alta: atinge 99,4%. O Plantão buscou os dados com algumas fontes e fez os cálculos percentuais.
NÍVEL MÁXIMO
Seja qual for o índice de aprovação, é altíssimo. A leitura é de que a Câmara está disposta em contribuir o máximo possível com o Poder Executivo, no comando do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep).
BOAS RELAÇÕES
Outro aspecto da leitura está nas boas relações que o Poder Executivo busca construir através do assessor de Relações Institucionais, Cleiton Barbalho; e no trabalho do líder do governo na Câmara, o vereador Demerson da Saúde (Rep).
SEM CHANCE
Na sessão ordinária da noite de segunda-feira (13) desta semana, cujas proposições apresentadas não entram na contagem para os índices superiores a 96%, o Poder Executivo retirou quatro projetos, diante do temor que não seriam aprovados.
TARDE PRA NOITE
O Plantão soube no bastidor que a sinalização pela rejeição ocorreu na tarde do mesmo dia, durante a reunião das comissões permanentes. Dois projetos eram sobre áreas para construções de moradias populares, inseridas em uma polêmica.
MESMA DESTINAÇÃO
Para a mesma destinação habitacional, uma área no Parque dos Girassóis, onde existe movimento contrário a moradias populares no bairro; e outra no Parque Alexandrina. Os vereadores teriam o entendimento que o Executivo deve decidir por um único projeto.
PARA JUSTIFICAR
O vereador Babu da Cohab (PP) solicitou autorização para justificativa de ausência na sessão ordinária da próxima segunda-feira (20); que foi aprovada, para viajar em busca de recursos em São Paulo e Brasília.
ESTADUAL E FEDERAL
Nos primeiros quatro dias úteis da próxima semana, de segunda a quinta-feira (23), o vereador terá agendas com o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) e com o deputado federal Ribamar Silva (PSD).
ESCOLAS DE MONTALVÃO
Bagrato está solicitando ao governador Tarcísio de Freitas (Rep) recursos para reforma e ampliação da Escola Estadual Vereador Pedro Tófano e reforma da Escola Municipal Pioneiro Ettore Marangoni; ambas no distrito de Montalvão.
MOÇÃO DE APLAUSOS
O vereador Aristeu Penalva (MDB) propôs e a Câmara aprovou Moção de Aplausos à Cidinha Trugillo pelos 40 anos de bons serviços prestados como servidora pública municipal, na Secretaria de Finanças.