Alto da Boa Vista recebe ações contra leishmaniose após diagnóstico em homem de 38 anos

Equipes realizam visitas domiciliares, coleta de sangue em cães e aplicação de inseticida para conter doença transmitida pelo mosquito-palha; paciente se recupera bem

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 30/06/2025
Horário 17:32
Foto: Arquivo/Secom
Equipe promove borrifação de inseticida nas residências do entorno
Equipe promove borrifação de inseticida nas residências do entorno

A UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) de Presidente Prudente intensificou as ações de prevenção e controle da leishmaniose visceral no bairro Jardim Alto da Boa Vista após a confirmação de um caso da doença em humano neste ano. A vítima é um homem de 38 anos, morador do bairro, que, segundo a Prefeitura, se recupera bem. A transmissão ocorreu por meio da picada do mosquito-palha.

As equipes estão realizando visitas domiciliares, orientações aos moradores, coleta de sangue em cães e borrifação de inseticida nas residências da região.

A coleta de sangue teve início no bairro na quinta-feira. Já nesta segunda, agentes da UVZ iniciaram visita de porta em porta orientando os moradores. “É essencial que os moradores recebam os agentes para que possamos orientá-los. Além disso, a Vigilância Epidemiológica aplica o inseticida nas paredes internas, onde a fêmea do mosquito transmissor costuma se abrigar”, explica Elaine Bertacco, supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal).

Segundo o gerente da UVZ, Romário Luís dos Santos, os imóveis situados em um raio de 200 metros da casa da vítima estão sendo notificados. Já no dia 16 de julho, será realizado o Dia D para coleta de sangue dos cães, na Rua Kazumi Obata, na área de lazer do bairro, das 8h30 às 11h.

“Quem não puder participar na data pode levar os animais até a sede da UVZ, cujo horário de coleta para exames é de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h. Também é possível fazer o exame em clínicas veterinárias particulares e apresentar o laudo”, reforça Romário.

“Caso o animal teste positivo, o tutor poderá optar entre iniciar o tratamento, que está disponível apenas na rede particular, ou autorizar a eutanásia, conforme estabelecido pelos protocolos sanitários”, diz a Prefeitura.

Desde 2013, Presidente Prudente já registrou 17 casos da doença em humanos, com dois óbitos ocorridos, um em 2016 no Residencial Universitário e outro em 2017 no Jardim Cinquentenário.

Leishmaniose

A leishmaniose é uma doença transmitida pela picada do mosquito-palha e pode atingir tanto humanos quanto animais, especialmente os cães. Existem duas formas principais: a leishmaniose tegumentar (que afeta pele e mucosas) e a visceral (a forma mais grave, que compromete órgãos internos). O mosquito transmissor é mais ativo ao entardecer e durante a noite.

Medidas de prevenção

Para evitar a proliferação do mosquito-palha e proteger sua família e seus animais de estimação, é essencial adotar medidas simples no dia a dia:

  • Mantenha o quintal limpo: retire folhas, restos de comida, fezes de animais e qualquer material orgânico em decomposição, pois servem de criadouros para o mosquito;
  • Proteja seus animais: use coleiras repelentes e evite que circulem livremente em áreas de risco, especialmente à noite;
  • Evite acúmulo de lixo e entulhos: locais sujos favorecem a reprodução do vetor.
Publicidade

Veja também