Alunas de Medicina estagiaram na Itália

SINOMAR CALMONA

Fabiana Zaidan, Fernanda Zaidan e Bianca Gaioto, recepcionadas pelo Dr. Tomaso, na Universidade de Pisa

COLUNA - Sinomar

Data 26/03/2023
Horário 04:45

Recebidas em intercâmbio pela Unipi (Universidade de Pisa), três alunas do curso de Medicina da Unoeste tiveram excelente proveito na Itália. Inicialmente iriam pelo programa Visiting Student as irmãs Fernanda e Fabiana Zaidan, que convidaram a colega de turma, Bianca Gaioto. “Foram dias de intenso crescimento pessoal e profissional. Estar em contato com outra cultura e vivendo a medicina com a tecnologia que envolve toda cirurgia robótica foi maravilhoso”, afirma Fernanda e acrescenta que outro aspecto importante foi aprimorar as línguas italiana e inglesa. “Pudemos perceber o quanto as cirurgias minimamente invasivas são especiais no quesito da recuperação quase imediata dos pacientes e o nível de segurança que dela advém, com a precisão que o robô transmite às suas pinças. O campo de visão, com aumento de até 15 vezes, permite que os traumas a vasos sejam minimizados, quase não existindo perda sanguínea. O risco de contaminação é reduzido. É realmente inovador!”, conta Fernanda sobre vivências na universidade italiana.
 
EMPREENDEDORAS
O número de brasileiras à frente do próprio negócio superou o de homens pela primeira vez na história. Elas já são 53% dos profissionais que decidem juntar as economias e tentar a sorte em carreira solo – um universo de 18,8 milhões de pessoas no Brasil.
 
MARCHA A BRASÍLIA
O prefeito de Presidente Prudente e presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), Ed Thomas, acompanhado de mais 43 representantes de municípios da região, 20 deles também chefes do Executivo, embarcam na noite deste domingo, dia 26 de março, para a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Com apoio da Unipontal, a comitiva permanecerá na capital federal de 27 a 30 de março. Além da participação na Marcha, a União dos Municípios do Pontal do Paranapanema solicitou agenda em dois ministérios.
 
COMO É BOM SER AVÔ!
Empresário prudentino, com mais de 40 anos de atuação profissional, afirma: não se aposentou, apenas tem mais tempo livre. Um de seus prazeres, além da pecuária, é levar e buscar os netos todos os dias. 
 
POLÔNIA
Agda Santos, atleta da APA/Semepp de Presidente Prudente, está na Polônia desde sexta-feira. Ela disputa o Campeonato Mundial Indoor de Atletismo Máster, de 26 de março a 4 de abril, na cidade de Torun. Agda representa o Brasil nas provas de salto em altura, 60 metros, 200 metros rasos e revezamento 4 x 200 na categoria W55. Ela está confiante em sua participação. “Tenho treinado muito para esse evento, para o qual fui convocada. Agradeço apoio de todos por tornar esse sonho possível. Defender o Brasil em um campeonato mundial é uma honra para mim! Obrigado a Semepp, Sicoob Credivale, Amendoim Brasil, Security, Regina Festas, Auto Posto Prudentão e Instituto de Radiologia”, disse a atleta Agda Santos.
 
COMBATE À DENGUE
“É fundamental que cada um faça o seu papel. A limpeza dos quintais é a melhor solução para o combate à doença. 85% dos criadouros estão dentro das casas, as pessoas precisam se conscientizar”, alerta o secretário municipal da Saúde, Breno Erbella Casari.
 
RAPIDINHAS
...
Bom dia epitacianos: parabéns pelos 74 anos de sua cidade!
...
Brasil é o país que mais realiza cirurgias de implante de silicone, no glúteo.
...
Antonio Caetano Pardo, o “Tanu”, comemora os 41 anos da Castell Veículos.
...
Mais dois aprovados do Colégio Anglo Prudentino nos melhores cursos da Unesp: Samuel Chesini dos Santos, para Engenharia Agronômica, e Murilo Yuji Higashino, para Ciência da Computação.
...
Anglo tem também quatro aprovados na primeira fase da UEL (Universidade Estadual de Londrina): Beatriz Smith Dias Pozzetti (Direito), Fernanda Lehman Duarte (Arquitetura e Urbanismo), Julia Magalhães Fumis (Direito) e Samuel Chesini (Agronomia).
...
Nos grupos de WhatsApp, a proximidade virtual de pessoas com pouco ou nada em comum favorece bate-bocas — no caso, bate-polegares — intensos e furiosos...
...
O novo Centro de Combate à Dengue passa a atender a partir desta segunda-feira no Centro Cultural Matarazzo, para ajudar a diminuir as filas nos hospitais. Funcionará de segunda a sexta feira, das 7h às 17h, com equipe médica e enfermagem.
...
Milhões de pessoas no mundo sofrem com aftas e a medicina nem sabe a causa nem tem tratamento para o mal. Normalmente, desaparece em uma semana, sem tratamento.
...
Ponto final: Ou soma, ou some.

Publicidade

Veja também