Alunos aprendem sobre consumo consciente da água

Palestra foi realizada ontem pela Semea para estudantes da Escola Municipal do Socorro Brito de Almeida; ações seguem até sexta

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 20/03/2018
Horário 10:39
José Reis | Cerca de 70 alunos participaram ontem em Prudente, de palestra sobre a importância da água
José Reis | Cerca de 70 alunos participaram ontem em Prudente, de palestra sobre a importância da água

A abertura da Semana da Água em Presidente Prudente, ação realizada pela Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), ocorreu ontem na Escola Municipal do Socorro Brito de Almeida, com a palestra “Água é vida”. A atividade contemplou cerca de 70 alunos, do 3º ano do ensino fundamental, com a faixa etária entre 7 e 8 anos. Durante a semana, o setor realizará diversas ações de conscientização sobre a data, que segue até o dia 23 de março.

Segundo a técnica ambiental da Semea, Eroína Ferreira Santiago, o intuito foi chamar atenção das crianças sobre questões de preservação do meio-ambiente, para formar cidadãos conscientes que saibam a importância da água para o planeta. “Ultimamente estamos vendo as notícias sobre o uso irracional e o estado degradado que o mundo está passando, e eles são o nosso futuro, possuem a responsabilidade de verificar e fiscalizar todas as mudanças”.

Com foco na conscientização, os participantes aprenderem sobre tópicos variados, desde o processo de formação da água, como condensação, fusão, solidificação e vaporização, além da importância do líquido para o organismo humano, essencial para a vida. A palestrante ressaltou o uso racional do componente, já que outros Estados do Brasil e países como a África, não possuem água potável e nem sistema de tratamento devido ao alto custo. “Eles precisam ter o conhecimento de como é difícil viver sem água e porque batemos na tecla que é preciso economizar”.

Outro ponto abordado foi a questão da poluição, por meio do descarte de lixo nos córregos, e das indústrias que jogam resíduos nos rios, o que pode ocasionar doenças como hepatite, malária e diarreia infecciosa. “Quem deve cobrar é a população, que deve exigir do poder público uma solução para o problema, e isso faz com que as crianças exerçam seu papel enquanto cidadão”. O tratamento da água e o processo que ela faz até chegar à torneira de cada residência também foram temas explicados aos presentes.

 

Benefícios

Professora responsável por uma das turmas presentes, Luciane Andreia Sarmento comenta que é relevante debater sobre o tema com as crianças ainda pequenas, para que eles possam começar a entender e levar o assunto para a família. “Devemos ensiná-los desde pequenos como preservar o meio ambiente para que eles possam melhorar alguma coisa”. Segundo ela, nessa idade eles já conseguem absorver a mensagem, mais que os adultos na maioria das vezes, porque eles geralmente saem da escola e repassam para quem conhece. “Durante o ano, a escola também realiza diversas atividades que trabalham com o meio ambiente e saúde, a última questão trabalhada foi sobre a dengue”.

A estudante, Débora Pereira de Oliveira, 8 anos, destaca que achou importante descobrir o motivo pelo qual é preciso economizar. “É triste porque se não fizermos nada, o planeta vai acabar ficando sem água daqui há alguns anos”. Um dos assuntos abordados e que chamou a atenção da jovem foi saber que muitas pessoas não têm água limpa, e que às vezes ficam doente, quanto não possuem um filtro de mão que faz a limpeza da água de forma instantânea. “Acho que isso fez que eu me tocasse, e percebesse que é preciso fazer um consumo consciente, pensar nessas pessoas”.

 

SAIBA MAIS

PROGRAMAÇÃO

A Semea promove ações durante toda a semana. Hoje, às 8h, alunos da Escola Municipal Padre Emílio Becker recebem uma oficina sobre a preservação da água. No período da tarde, às 15h, os estudantes da escola de inglês Yázigi realizam o plantio de mudas nos parques ecológicos São Matheus e São Lucas. Já na amanhã, às 8h30, os docentes do 5º ano na Escola Padre Emílio Becker fazem o plantio no parque ecológico da zona leste. Na quinta feira, o plantio é aberto para a população em geral e ocorre na Rua Elza Fernandes, próximo à Escola Regina Dal Poggeto Ribeiro. Para a sexta-feira, às 8h e 13h30, a Escola Socorro Brito de Almeida recebe a palestra “Água e Vida”, e às 20h, a atividade ocorre para os frequentadores e voluntários da Casa Tra Noi. Também na parte da manhã, às 8h30, a palestra “Vamos cuidar do Brasil, cuidados das águas”, está agendada na Escola Estadual Prof. Joel Antônio de Lima Genésio.

Publicidade

Veja também