Vinte e nove alunos do 5º ano da Escola Municipal Maria do Socorro Brito de Almeida, em Presidente Prudente, fizeram ontem a entrega de artigos de inverno na base da Polícia Militar, localizada no bairro Cecap. Entre os itens, roupas, calçados e cobertores acompanhados por frases de solidariedade. A ação, realizada há quatro anos, faz parte de um trabalho da escola durante o período da campanha do agasalho. Neste ano, o lema do grupo foi: "Esvazie seu armário, encha o seu coração".

Estudantes levaram as doações ao posto da Polícia Militar, no Cecap, em Prudente
De acordo com Vanice Sorgi Gasparim Garcia, professora da turma, a ideia de iniciar essa campanha foi em decorrência do grande número de crianças carentes que estudam na escola, e para instigar e resgatar o amor ao próximo. "Começamos com o trabalho interno, arrecadando e distribuindo para os alunos que precisam. E o que sobra trazemos para a PM ou levamos para o Fundo Social", expõe a docente.
Entre os pequenos, Camilly Messias de Souza, 10, fala que poder auxiliar outra pessoa é "maravilhoso". "Deus queira que não, mas um dia eu posso precisar de ajuda para não sentir frio. Acredito que com esse tipo de atitude, podemos contribuir para um mundo melhor", ressalta a aluna.
João Antonio Fuschiane Neves, 10, diz que é gratificante saber que alguém ficará feliz ao ganhar algo que ele ofertou. "O melhor de tudo isso é que além da felicidade de quem recebe, tem a nossa, que é ainda maior. Como formiguinhas, estamos fazendo nossa parte, e acreditamos em um futuro diferente", destaca o estudante.
Como incentivo, a PM serviu um café da manhã para as crianças e lhes deu uma cartilha do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), com imagens para pintar, palavras cruzadas e caça-palavras.
Apoio
O 1º- sargento da PM, José Agostinho Borges, diz que é uma satisfação ver o trabalho que as escolas vêm desenvolvendo com as crianças. Para ele, essa parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e a polícia, explora o ato de cidadania e civismo. "Pelo segundo ano recebemos as crianças na base e nos sentimos honrados. Desejamos que este projeto prospere", enfatiza o sargento.
Presente na atividade, o presidente do Conseg-Oeste (
Conselho Comunitário de Segurança), Norival Vieira, 64, valoriza a ação, que "prepara as crianças para se tornarem cidadãos". "Como está em uma das frases que eles colocaram nas doações: ‘o calor do amor é o melhor agasalho do inverno’. Elas estão no bom caminho, estão aprendendo que para que as coisas funcionem, o respeito e amor ao ser humano é a chave para mudar o mundo em que se vive", salienta.