Alunos da FCT realizam mostra de cinema sobre educação ambiental

Primeira sessão do projeto ocorre no dia 19 de setembro no Sesc Thermas de Presidente Prudente

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 10/09/2023
Horário 06:20
Foto: Cedida/Unesp
Mostra busca conscientizar o público sobre a necessidade de promover a saúde pública e de qualidade para todos os brasileiros
Mostra busca conscientizar o público sobre a necessidade de promover a saúde pública e de qualidade para todos os brasileiros

O cinema é uma das diversas formas de arte que combina a imaginação com a realidade da vida. É por este motivo que os alunos da FCT/Unesp desenvolveram a Mostra de Cinema Ambiental "EcoSaúde: Conexões Vitais", realizada pelo Projeto Cinema para Todos.

A mostra busca conscientizar o público sobre a necessidade de promover a saúde pública e de qualidade para todos os brasileiros, considerando seu status como direito gratuito assegurado pela Constituição. Além disso, destaca a importância da educação ambiental como ferramenta fundamental para enfrentar as crises climáticas.

Ao abordar esses temas, a ideia da mostra de cinema é gerar reflexões sobre políticas públicas efetivas, investimentos adequados e um sistema de saúde equitativo, garantindo acesso universal aos serviços de saúde e uma melhor qualidade de vida para todos os cidadãos.

PROGRAMAÇÃO

As ações propostas para a mostra de cinema “EcoSaúde: Conexões Vitais” irão ocorrer entre os meses de setembro e outubro em diferentes locais.

A primeira sessão será no dia 19 de setembro, às 19h30, no Sesc Thermas de Presidente Prudente, com a exibição do filme “Escute: A Terra Foi Rasgada”, um documentário nacional deste ano, dirigido por Cassandra Mello e Fred Rahal, que aborda a destruição causada pelo garimpo, além de destacar a luta e resistência de três povos indígenas: Yanomami, Munduruku e Mebêngôkre (Kayapó).

No dia 26 de setembro, será realizada a segunda sessão, às 19h30, no Museu e Arquivo Histórico de Presidente Prudente, com a exibição do filme “A campanha contra o clima”, que trata da problemática da crise climática, com direção de Mads Ellesøe. A terceira exibição será no dia 4 de outubro, às 19h30, na FCT Unesp. “A mãe de todas as lutas” é um filme brasileiro dirigido por Susanna Lira, produzido em 2021, e conta a história de mulheres que estão à frente da luta pela terra no país. Encerrando a mostra, será exibido o documentário “Mulheres na conservação”, dirigido por Paulina Chamorro e João Marcos Rosa, no dia 7 de outubro, às 10h, no Moviecom.

CINEMA PARA TODOS

A 1ª Mostra de Cinema Ambiental é um projeto desenvolvido pelos alunos da FCT, Helber Henrique Guedes e João Gabriel Menezes Luz da Silva, do curso de Geografia; Milena Vitoria Correia, Julia Russi Zanon e Jacke Helen, do curso de Arquitetura e Urbanismo; e Guilherme Marcondes, do curso de Fisioterapia. Além disso, a mostra conta com a participação externa de Gabriel Augusto, fotógrafo e produtor visual, e Caroline Araújo, formada em Jornalismo pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Durante o período da mostra, serão oferecidas atividades complementares, como oficina de compostagem, que será realizada no dia 30 de setembro, às 8h30, e aula aberta de yoga, no dia 5 de outubro às 9h30.

O Cinema para Todos é um projeto de extensão que tem como objetivo levar lazer, entretenimento e cultura para a população, especialmente as de baixa renda. A iniciativa busca contribuir e promover o debate e a construção de uma sociedade mais justa, participativa e democrática por meio das reflexões provocadas pelos filmes exibidos.

 

 

Publicidade

Veja também