Alunos desenvolvem projeto de valorização e respeito aos idosos

VARIEDADES - Espaço infantil

Data 04/10/2018
Horário 14:36

Teoria e prática, além do educar, ensinando a respeitar e valorizar através das ações. Assim a E.M. (Escola Municipal) Professor José Carlos João realizou um projeto objetivando construir princípios de respeito, consideração e valorização a todos os idosos. Organizamos várias atividades de estudo, pesquisas e entrevistas para resgatar o que estava apenas na memória dos idosos, proporcionando momentos de descontração entre as diferentes idades, motivando os alunos a conhecerem e aprenderem a conviver respeitando as diferenças.

As atividades desenvolvidas no percurso do projeto foram: ciclo da vida, árvore genealógica e a história da família; entrevistas com os avós; receitas favoritas das comidas das vovós; atividades culturais e sociais desenvolvidas dentro e fora do espaço escolar; Dia dos avós na escola, realizando algumas atividades com os alunos e avós (contação de histórias, entrevistas, jogos, pinturas, bingo, atividade cultural com apresentação musical); projeto social - visita com os alunos e doação de material de higiene para o Lar São Rafael; produção de poesias para os avós; noções básicas sobre o estatuto do idoso; identificar situações em que os idosos são tratados de forma desrespeitosa, descumprindo o estatuto; construção de verbete de curiosidades: “você sabia que...”; pesquisas sobre as principais doenças dos idosos e construção de caça palavras; como podemos contribuir para o bem estar dos idosos e o que devemos fazer para atingir esta fase da vida com saúde, em plena forma física e melhor qualidade de vida.

O trabalho realizado trouxe os avós para dentro da escola. Pessoas que muito têm a contribuir para o enriquecimento no aprendizado dos alunos: resgatou as crenças, costumes e valores das famílias; levou as crianças a pensarem sobre si mesmas, a realidade a sua volta e as relações estabelecidas entre o homem e o meio.

 

Atividades recreativas com música, bingo, no Dia dos Avós na escola

 

Alunos doam materiais de higiene pessoal e visitam Lar São Rafael

 

------------------------------------

 

Os alunos do 5º ano A, coordenados pela professora Elisabete Moreira Barbosa Costa, realizaram atividade de pesquisas sobre as doenças mais comuns entre idosos.

10 DOENÇAS MAIS COMUNS ENTRE IDOSOS NO BRASIL

  • Infarto
  • AVC
  • Diabetes
  • Enfisema pulmonar
  • Mal de Alzheimer
  • Demências
  • Perda de audição
  • Hipertensão
  • Pneumonia.
  • Artrose

 

-----------------------------------------

 

VOCÊ SABIA QUE...

 

* O Dia do Idoso era comemorado no Brasil no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, considerado o "pai da caridade" e patrono de todas as obras sociais.

* O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades.

* Em 2006 o Dia do Idoso passou a ser comemorado no Brasil em 1º de outubro.

* O Dia Internacional do Idoso é comemorado dia 1º de outubro, este dia foi instituído em 1991 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

* A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), por volta de 2025, haverá mais idosos do que crianças no planeta.

* Que o estatuto do idoso foi aprovado no ano 2003 através da Lei Nº 10.741

* Que o Estatuto do Idoso, destinado a regulamentar os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

* Que o estatuto do Idoso assegura desconto de pelo menos 50% nas atividades culturais, de lazer e esportivas;

* É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o SUS (Sistema Único de Saúde)

* Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

* É assegurada a reserva, para os idosos, nos termos da lei local, de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados, as quais deverão ser posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso

* No sistema de transporte coletivo interestadual observar-se-á, nos termos da legislação específica: desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, para os idosos que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos

* Que o estatuto garante a punição nos casos de discriminação, abandono, maus tratos contra pessoas idosas.

 

Pesquisas e construção de verbete de curiosidades feitas pelos alunos do 3º ano A – Professora Maura Regina Matias

 

 

-------------------------------------------

 

RECEITAS DA VOVÓ

 

Bolo de Fubá

 

Ingredientes:

02 xícaras de chá de açúcar

05 colheres de manteiga

03 ovos

1 ½  xícara de chá de farinha de trigo

02 xícaras de chá de fubá

02 xícaras de chá de leite

01 colher de sopa de fermento

01 xícara de chá de coco ralado

 

Modo de preparar

Bata todos os ingrediente no liquidificador, depois acrescente o fermento em pó, coloque em uma forma untada e leve ao forno. Quando assar acrescente a calda.

 

Calda

02 xícaras de açúcar

01 vidro de leite de coco

 

Aluno: Pedro Rogério Vilela Munhoz, 9 anos

4º ano B – professora: Renata Cristina de Almeida

 

Foto 07

Atividade interativa entre alunos e avós, na elaboração de “Receitas da Vovó”

 

--------------------------------------------

 

 

7 DICAS PARA IDOSOS VIVEREM MELHOR:

 

1 - Aprender algo novo

2 - Alimente-se bem

3 - Movimente-se

4 - Exercite a mente

5 - Faça exames regulares

6 - Durma bem

7 - Evite estresse

 

Aluna: Aline Carobas de Souza, 9 anos

3º ano A – Professora: Maura Regina Matias

 

----------------------------------------------------

 

QUERIDOS AVÓS

 

Para meus queridos avós,

com carinho e gratidão

demonstrarei o meu respeito,

e toda minha paixão.

 

Meu avô, do passado conta histórias,

coisas incríveis, que ele guarda na memória.

Eu o escuto com muita atenção,

em cada história uma nova lição.

 

Minha avó é muito legal,

tem muita fé e gratidão.

Sempre nos ensinou a amar,

e demonstra dedicação.

 

Aluna: Maria Aurea Costa Meguro

5º ano A Cidadescola

Articuladora: Ana Maria da Silva Santos

 

 

Publicidade

Veja também