Alunos são orientados sobre trânsito seguro

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 12/10/2016
Horário 09:41

 


As crianças das escolas da rede municipal de Presidente Prudente participam de um programa de ações educativas chamadao Trânsito Legal. "Uma maneira diferente de trabalhar as questões de trânsito, com ferramentas lúdicas, na Semana das Crianças", diz o coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação a Segurança Pública), Renato Gouvea. O trabalho é uma iniciativa da Prefeitura por meio da pasta de trânsito, em parceria com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação), a Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) e a Porto Seguro.

Jornal O Imparcial Ações são realizadas no decorrer da semana em várias escolas da rede municipal de PP

As ações começaram na segunda-feira e seguem até sexta-feira nas escolas. Também foi montada a Cidade Mirim, que imita o sistema viário das cidades reais para as crianças aprenderem na prática os conceitos aplicados em sala de aula.

A Cidade Mirim está montada na Escola Municipal Doutor João Franco de Godoy, popularmente conhecida como Navio, devido seu formato. "Tivemos um trabalho com as crianças na parte da manhã no Navio, e à tarde com os alunos da Escola Municipal Professora Francisca de Almeida Góes Brandão", comenta a professora e oficineira de Educação para o Trânsito e Cidadania da rede, Nilza Bina.

Na parte da tarde, a professora tratou os conceitos de trânsito, e os alunos ganharam um bloquinho de multas da Porto Seguro para advertirem seus pais e conhecidos quando cometerem infrações de trânsito, como atender o celular na direção, passar o sinal vermelho, exceder a velocidade máxima permitida, entre outras. "Eles levam para a casa e aplicam com seus pais, tios, primos. Se tornam multiplicadores da ideia e já crescem com consciência do que devem e não fazer quando estiverem na rua. Atravessar a rua na faixa de pedestres e entender alguns sinais de tráfego também são passados para eles", relata a educadora.

Renato conta que os alunos que receberam os pequenos talões também terão um momento de interação na minicidade para aplicar as "autuações" em seus amigos que cometerem infrações.

João Vitor Galvão Vieira, 9 anos, estudante do 4º ano, diz que tem aprendido bastante ao longo da semana. "Agora eu fico atento às coisas que acontecem quando estou na rua. Sei como me portar e como as pessoas também devem agir em algumas situações", comenta. A pequena Maria Vitória Gomes, da mesma idade e mesmo ano que o colega João Vitor, já passou a advertir seus familiares quando cometem alguma irregularidade no volante. "Se a minha mãe quer atender o celular enquanto dirige, eu não deixo. Eu atendo para ela e guardo o recado. Se não tivermos atenção e educação nas ruas, teremos acidentes", destaca.

 
Publicidade

Veja também