Amigas do Peito: 27 anos de dedicação, acolhimento e companheirismo a mulheres

Qualquer mulher que enfrenta ou enfrentou o câncer de mama pode procurar voluntariamente os serviços do grupo; hoje, às 19h, será celebrada a Missa Rosa

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/10/2023
Horário 07:10
Foto: Cedida
Todos estão convidados a celebrar ao Senhor na Missa Rosa nesta sexta, às 19h, na São Judas Tadeu
Todos estão convidados a celebrar ao Senhor na Missa Rosa nesta sexta, às 19h, na São Judas Tadeu

Acolhimento, amizade e companheirismo são alguns dos benefícios que o grupo de apoio Amigas do Peito se preocupa em oferecer há 27 anos, desde 11 de abril de 1996, a mulheres diagnosticadas com câncer de mama em Presidente Prudente e região. Em alusão à campanha Outubro Rosa, uma ampla programação está em andamento, com início no último domingo, com a Caminhada Rosa. Hoje é dia de celebração na Paróquia São Judas Tadeu. Todos estão convidados para a Missa Rosa, a partir das 19h.

A presidente das Amigas do Peito, Cássia Régia Sonvesso Sperini, ressalta que qualquer mulher que enfrenta ou enfrentou o câncer de mama pode procurar voluntariamente os serviços disponibilizados. “O grupo busca melhorar a qualidade de vida dessas mulheres proporcionando reabilitação social, física e psíquica a elas, além do resgate de valores, com o objetivo de amenizar as dificuldades, proporcionando assim bem-estar emocional e físico a todas”, expõe.

A presidente lembra que as pessoas veem o grupo Amigas do Peito em todos os lugares. Na caminhada do Outubro Rosa na cidade tem a logo do grupo, por exemplo, justamente porque são elas as coordenadoras de todas as atividades que envolvem a ação. Somos responsáveis, desde 2016, pela coordenação da campanha. Em tudo a gente acaba sempre envolvida, seja organizando, apoiando ou como convidada”, salienta Cássia.

A presidente cita que, mensalmente, são atendidas de 70 a 75 mulheres que sofrem com este mal. “Infelizmente, só conseguimos informatizar nosso cadastro há três anos, e, de lá pra cá, contamos com aproximadamente 5 mil mulheres cadastradas. Imagine a quantidade de atendimento nos demais 24 anos que ficaram para trás?!”, salienta Cássia.

Desafios

A presidente diz que o maior desafio enfrentado nesses 27 anos pelo grupo é o mesmo que por todas as entidades do município: a falta de recursos financeiros. “Isso dificulta a disponibilização de um serviço de qualidade e de atendimento de um número maior de mulheres. O grupo se mantém através de emenda impositiva, que é destinada por alguns vereadores do município, de doações da comunidade e também de empresas. Além da promoção de rifas, manhãs da sobremesa, vendas de artesanato, entre outras ações”, informa a presidente da entidade sem fins lucrativos. 

De mãos dadas

Cássia ressalta que a população pode contribuir com o trabalho das Amigas do Peito, por meio de doações de materiais utilizados com as pacientes: malha PV lisa nas cores: preto, branco, marrom, azul marinho, cinza, bege, verde escuro; malha liganete em cores lisas ou estampadas (florzinhas, xadrez, bolinhas, etc); batom das marcas: Avon, Natura, Boticário, Mary Kay em tons nudes; tecido de algodão estampados, lisos, xadrez, etc.; toalhinha para bordado no tamanho 30 cm x 45 cm brancas ou em cores claras (sugestão da marca Dohler, mas pode ser outra qualquer) e lã de qualquer cor.

“A pessoa pode ser uma doadora mensal, promover eventos beneficente e campanhas que nos auxiliem na capitação de recursos também”, explana a presidente.

SERVIÇOS GRATUITOS AMIGAS DO PEITO
- Assistente Social, 
- Nutricionista,
- Psicóloga, 
- Fisioterapia, 
- Esteticista
- Doação de lenços, 
- Doação de próteses mamárias externas, 
- Sutiãs, 
- Kits de tratamento capilar,  
- Kit de acolhimento hospitalar,
- Doação de turbantes, 
- Doação de gorros e sapatinhos de lã,
- Aulas de pilates, 
- Aulas de alongamento, 
- Oficinas, 
- Empréstimos de perucas, entre outros. 

AÇÕES OUTUBRO ROSA

Dia 01/10, às 8h 
Evento: Caminhada Rosa
Local: Parque do Povo (em frente a TV Fronteira) 

Dia 06/10, às 19h 
Evento: Missa Rosa
Local: Paróquia São Judas Tadeu

Dia 7/10, às 9h 
Evento: Manhã Rosa da sobremesa e artesanato em prol ao Grupo Amigas do Peito
Local: Calçadão (em frente ao Banco do Brasil) 

Dia 16/10, às 20h 
Evento: Culto Rosa
Local: Igreja Assembleia de Deus – Ministério Belém (Rua Bela, 161)

Dia 28/10, às 9h
* Ainda a definir

Dia 30/10, às 20h 
Evento: Concerto Rosa - realizado pela Danega - em prol ao Grupo Amigas do Peito
Local: Centro Cultural Matarazzo

Dia 31/10, às 20h 
Evento: Palestra Rotary
*Ainda a definir

SERVIÇO
O Grupo de Apoio das Amigas do Peito fica na Rua Dr. Gurgel, 1.202, no centro de Presidente Prudente. Para doações em dinheiro, o PIX é (18) 99819-3684.

Fotos: Cedidas

Cássia Sperine preside o grupo que visa bem-estar emocional e físico das mulheres

Amigas do Peito estão sempre envolvidas em ações da Campanha Outubro Rosa

Publicidade

Veja também