"Amoré” chega pela primeira vez a Primavera com sessão em praça

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 31/10/2015
Horário 07:19
 

A peça de teatro "Amoré", da Cia de Teatro Vermelho, de Presidente Prudente, é apresentada pela primeira vez em Primavera, distrito de Rosana. A encenação ocorre neste sábado, às 22h, na Casa de Cultura, situada à Praça da Matriz, no centro e faz parte da fase regional do Mapa Cultural Paulista.

A etapa municipal, conforme o ator e produtor Robertt Moretto, que definiu o grupo como representante de Prudente, foi realizada na própria cidade. "Estamos empolgados para apresentar a peça em outras cidades da região e conhecer os amantes da palhaçaria".

O projeto tem como objetivo propor e ocasionar registro e dinamização das manifestações populares da capital e região, procurando-se registrá-las e estimulá-las sempre. "Quando possível, apoiá-las, se preciso. Catalisação e difusão da arte e da cultura em suas mais diversas formas de existir. Desenvolvimento de atividades sem preocupações comerciais, de lucro, procurando obter o necessário para o bom atendimento do público e avanço do projeto, entre outros".

Jornal O Imparcial Encontro de Lino e Cora se completa com auxílio de Adelaide

"Amoré" foi criada a partir de um processo de submersão ao universo do palhaço, onde foram descobertas maneiras de se lidar com o clown, a plateia e a dramaturgia. "Desconstruindo todos os padrões românticos de nossa época, a peça brinca com o que a sociedade separa por gêneros e cria uma nova maneira de amar sem usar estereótipos ou fórmulas já pré-determinadas", detalha Robertt.

 

Universalidade

É uma peça para todas as idades, gêneros e classes sociais. Pois tem uma integralidade com o mais íntimo do ser humano, as relações que fazemos, como caminhar com elas? Como sustentar? Como dividir? Como somar? Essas e outras são as indagações que a Cia. de Teatro Vermelho faz através do espetáculo. "Com essa visão, conseguimos afetar crianças, terceira idade, adultos e até pessoas com deficiência auditiva, por usarmos da linguagem corporal, o jeito mais simples e direto de se chegar à sensibilidade humana", diz o produtor.

Apesar de o espetáculo ser cômico, ele também lida com a temática da solidão e do apego dos lugares em que vivemos. "Vi no interior e amei. Um encanto regado de humor puro e refinado. O melhor que vi ultimamente. Renovador", conta a espectadora Denize Gomes.

 

O espetáculo

"Lino está sempre viajando, porém, quando chega em Amoré, encontra Cora, que vive sozinha. Suas diferenças pessoais desconstroem e constroem as relações trazendo à tona o humano em cada um. Um encontro poético e estúpido que só se completa com o auxílio de Adelaide que, com seu jeito angelical, mais atrapalha do que ajuda".

O espetáculo conta com direção de Robertt Moretto e Teatro Vermelho. O elenco é formado por Juliana Galante, Mariana Ferrari e Robertt Moretto.

 

saiba mais

TEATRO VERMELHO

Fundada no ano de 2013, a Cia de Teatro Vermelho baseia seus trabalhos no exercício criativo do ator que gera e manipula a cena, colocando em questão as relações humanas e o homem contemporâneo. Deste modo, os atores estabelecem um jogo com a plateia que ora se torna espectadora, ora se torna cúmplice. O grupo também mantém oficinas gratuitas de teatro em Presidente Bernardes e Regente Feijó.
Publicidade

Veja também