Anastácio discute desafios e perspectivas na 5ª Conferência Municipal de Saúde

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 28/02/2023
Horário 07:29
Foto: Cedida
Estiveram presentes na Conferência Municipal de Saúde gestores municipais, profissionais da saúde e população
Estiveram presentes na Conferência Municipal de Saúde gestores municipais, profissionais da saúde e população

A Secretaria de Saúde de Santo Anastácio realizou, na última sexta-feira (24), a 5ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS [Sistema Único de Saúde], a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o evento foi realizado no salão paroquial da Igreja Matriz. Esta conferência ocorre a cada quatro anos. A última foi realizada em   2019.
Estiveram presentes representantes de diversos grupos da sociedade, entre eles, gestores municipais, profissionais da saúde e população usuária dos serviços de saúde do município.
Durante cinco horas, os participantes discutiram e debateram em grupo. A conferência reuniu reflexões, desafios e perspectivas acumuladas no âmbito do controle social e foi estruturada em quatro eixos temáticos: o Brasil que temos e o Brasil que queremos; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; garantir direitos e defender o SUS; a vida e a democracia; amanhã será outro dia.
O evento levantou, ainda, pautas importantes para a saúde pública, abordando a saúde como direito, a consolidação dos princípios do SUS, o financiamento adequado e suficiente para o sistema, além de ações que busquem garantir a existência do SUS e o fácil acesso a ele por parte da população.
Nesta etapa, as propostas, debatidas e sistematizadas serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde. O movimento é continuado pela etapa estadual da conferência, realizada de abril a maio. Por fim, entre os dias 2 a 5 de julho deste ano, a 17ª Conferência Nacional de Saúde, organizada pelo Ministério da Saúde e pelo CNS (Conselho Nacional de Saúde), conclui o processo e traça diretrizes para a melhoria da saúde pública no Brasil para os próximos anos.

Publicidade

Veja também