Animais de rua: 17 entidades se cadastram em projeto de castração

Projeto visa contribuir com protetores que cuidam de cães e gatos que estavam abandonados, uma vez que este, na maioria das vezes, os mantém com recursos próprios

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/02/2022
Horário 06:05
Foto: Cedida
O amor de Denise pelos animais está totalmente exposto nesta imagem
O amor de Denise pelos animais está totalmente exposto nesta imagem

Dezessete ONGs (organizações não governamentais) e protetores de animais se cadastraram no programa de castrações gratuitas de cães e gatos em 2022, que o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Presidente Prudente lançou no final de 202. O projeto teve início no mês passado.

De acordo com Ricardo Barbosa dos Santos, o Piska, que está gerente do Centro de Zoonoses, a quantidade de castrações ofertadas mensalmente será divida entre munícipes de baixa renda e o projeto. O número de cirurgias dos bichinhos que ficar destinado ao projeto será dividido entre todos igualmente podendo aumentar em caso de desistência. Sendo assim não tem como estipular um número exato.

Piska salienta que praticamente todas as entidades/protetores resgatam animais de rua em condições de risco, maus-tratos, e na maioria das vezes os mantém com recursos próprios. “Por isso é muito importante o município ajudar, tanto para um controle populacional de cães e gatos, como dando condições a essas entidades de utilizarem o dinheiro que era para castração em outra necessidade como ração, medicamento e etc”, destaca o gerente.

Uma das cadastradas foi a autônoma Denise Costa, 39 anos, que é uma protetora dos animais de rua, e representa a ONG Projeto Latido e a protetora Silmara Albiere. Ambas mantém em seu quintal um lar temporário de cães. “Hoje nós atendemos 30 animais - todos abandonados e em alto risco de morte. Oferecemos ração, veterinário uma vez por semana, passeios e banhos. Tudo isso acompanhado por um adestrador parceiro. Nós trabalhamos a reabilitação do animal para reinseri-lo na comunidade”, expõe a protetora.

Iniciativa de peso
Para Denise, essa iniciativa parceira do governo municipal, da atual gestão do CCZ tem grande peso para protetores dos animais de rua. Isso porque os recursos da maioria são 100% de doações e quando conseguem castrar gratuitamente podem aumentar o número de animais atendidos.

“É de extrema urgência a castração de animais em situação de rua para nossa cidade, pois um animal sem atendimento transmite doenças e aumenta a população de cães e gatos sem respeito e dignidade. Nossa luta é para que as leis dos direitos dos animais sejam cumpridas e nós estamos aqui para fortalecer e amparar toda a comunidade”, acentua Denise.

Denise menciona que uma castração hoje tem valor mínimo aproximado de R$120, variando conforme o peso. “O valor que arrecadamos não supre nossa demanda, mas com as castrações gratuitas poderemos atender mais animais e usar os recursos para mantê-los com dignidade!”, enfatiza a protetora que está à procura de algum profissional que monte artes para mídias sociais por um preço acessível, para que possa divulgar com mais qualidade seus animaizinhos que estão à espera de um lar.

Serviço
Interessados em ajudar a ONG Projeto Latido e a protetora Silmara Albiere basta ligar para o número (18) 99808-2316 ou pelo WhatsApp (18) 99693-3167 e falar diretamente com Denise.

“O VALOR QUE ARRECADAMOS NÃO SUPRE NOSSA DEMANDA, MAS COM AS CASTRAÇÕES GRATUITAS PODEREMOS ATENDER MAIS ANIMAIS E USAR OS RECURSOS PARA MANTÊ-LOS COM DIGNIDADE!”
Denise Costa, protetora de animais

 

Publicidade

Veja também