Aniversário

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 08/12/2022
Horário 03:33

Hoje, Dracena cognominada como “Cidade Milagre”, e Parapuã, que foi conhecida como “Terra Prometida”, comemoram seus 77 anos de fundação. Localizadas nos extremos da região da Nova Alta Paulista, ambas procuram seus desenvolvimentos. Dracena com 47 mil e Parapuã, com uma população de 11 mil habitantes. Dracena tem como prefeito André Kozan Lemos, e Parapuã, Gilmar Martins.

GUAXINIM
Um guaxinim, da espécie mão-pelada, após ser capturado no dia 5, na área urbana em Dracena, foi solto no Parque Estadual do Rio do Peixe, pela Polícia Militar Ambiental. O animal foi capturado após comunicados feitos ao Corpo de Bombeiros.

JORNADA DA CIDADANIA
Foi realizada na terça-feira, em Irapuru, a “5ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda da Penitenciária de Irapuru”. Através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, em parceria com as Coordenadoria Regionais, esse trabalho é realizado com  o objetivo de trazer para dentro do sistema penitenciário, um mutirão de ações para fornecer importantes ferramentas no processo de reintegração social, através da disponibilização de vários serviços, atividades culturais e prestação de informações aos reeducandos referentes ao mercado de trabalho, qualificação profissional e assistências jurídicas, médicas e odontológicas. O convite aos segmentos do município e direção dos trabalhos foi feito por Marcos Roberto Pires, diretor técnico III daquela unidade.

CAPOEIRA
Nos dias 10 e 11 de dezembro, o Instituto de Casa do Capoeira de Tupã, do professor Diego Zóio, realizará o Festival de Capoeira e Troca de Graduação no Ginásio de Esportes Elias Kenaifes. O evento reunirá mais de 400 praticantes de 25 cidades do Brasil numa celebração da cultura nacional.

MUNICÍPIO AGRO
O município de Adamantina está entre as 10 melhores cidades do estado no Programa Município Agro. A premiação ocorreu em São Paulo e contou com a participação do prefeito Márcio Cardim, do secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e do engenheiro ambiental, William Bachega. O município obteve 92 pontos entre os 100 possíveis e devido à classificação receberá R$ 60 mil em recursos estaduais. Neste ano, participaram da ação, 345 municípios paulistas e 143 foram classificados.

UBER DA SAÚDE
O prefeito André Lemos, de Dracena, anunciou oficialmente, ao lado da secretária de Saúde, Cláudia Luginick, e da secretária executiva do Cisnap (Consórcio Intermunicipal de Serviços da Nova Alta Paulista), Jessica Munhoz Manzano, o serviço de transporte de pacientes por aplicativo, que está sendo chamado de “Uber da Saúde”. O novo serviço passa a ser oferecido a pacientes que precisam se deslocar para outras cidades, em busca de tratamentos de saúde e poderá ser utilizado pelos municípios vinculados ao Cisnap.

FESTIVAL DE ROCK
O Festival Rock In Ruy volta a acontecer no sábado, 17 de dezembro, a partir das 20 horas, no Clube das Bandeiras, em Osvaldo Cruz. A última edição ocorreu em 2018 e, agora, após a pandemia, os organizadores acertaram os detalhes para a retomada de um evento que, além de reunir gerações que gostam de rock, ainda ajuda o Lar São Vicente de Paulo de Osvaldo Cruz. Desde a primeira edição, o evento mantém o caráter beneficente. “Isso só é possível graças ao esforço dos músicos participantes, que doam seus cachês, dos patrocinadores, que ajudam nos custos, dos parceiros, como o Clube das Bandeiras, pessoal do som, seguranças, voluntários, autoridades locais, do Judiciário, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, e principalmente, o público que prestigia”, afirma Marcelo Moura, um dos organizadores do Rock In Ruy. Na edição de 2022 serão quatro bandas: Anjo Velho, Drop The Bomb, Banda Valkíria e Iron Maiden Cover (Marília/SP).

ILUMINAÇÃO
Na noite de terça-feira, o prefeito Ademar Calegão, de Irapuru, entregou à população as iluminações natalinas. Desta feita optou por decorar a Praça Leite Ribeiro, dando um toque especial para a data e, aproveitando também as remodelações ocorridas naquele local. O evento foi coroado com a apresentação do Coral Filadélfia da Igreja Assembleia de Deus de Dracena.

FILOSOFANDO EM TROVAS
O homem deve entender
Que está só de passagem
É bom levar desta vida,
Coisas boas na bagagem.
                                              (José Costa)

Publicidade

Veja também