Antes da publicação

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 14/10/2023
Horário 04:12

O medalhista olímpico André Domingos tornou público seu pedido de exoneração do cargo de secretário de Esporte, em caráter irrevogável, antes de ocorrer a publicação no Diário Oficial da Prefeitura de Presidente Prudente. 

PARA ADMINISTRAÇÃO
O Plantão conversou com o agora ex-secretário, que enviou cópia do documento destinado ao prefeito Ed Thomas (sem partido), com o envelope destinado ao secretário municipal de Administração, Donizete Veloso, no feriado de quinta-feira (12). 

MAIS DE MIL DIAS
Até o começo da tarde de ontem ainda não tinha sido feita a publicação oficial da exoneração, pois desde quarta-feira (11) a Prefeitura não tinha postado nada no Diário. André deixou o cargo após 1.014 dias, o qual ocupava desde 1º de janeiro de 2021. 

ANÚNCIO AO VIVO
O assunto se tornou público durante entrevista ao vivo no FN (Fronteira Notícias), o telejornal da TV Fronteira-Globo em sua 1ª edição, ao meio-dia de ontem. Na emissora, André Domingos foi entrevistado na área externa pela jornalista Paula Sieplin.  

ORIGEM DO CASO
O anúncio da exoneração ocorreu após instalação de procedimento administrativo interno e instauração de inquérito pelo Ministério Público, por causa de denúncia com áudio com a voz do então secretário falando em participação na “negociação” de atleta.

PARTE DO GOVERNO
Conforme disse, o vereador Negativo [Professor Negativo, Pode] entregou um áudio ao chefe de gabinete [Luiz Edson de Souza], que determinou o procedimento interno. André disse que sequer foi chamado para conversar, embora fizesse parte do governo.

RESPOSTA POR NOTA
A produção do noticioso apresentado pelos jornalistas Carla Moreno e Thiago Rodrigues ouviu a Prefeitura. O prefeito Ed Thomas se manifestou à TV que a administração tomou procedimento de obrigação legal e enalteceu a história de André. 

MAIS UMA TROCA
Esta será a 13ª troca de secretário na atual administração, em 9 de 17 secretarias e a chefia de gabinete, considerando pedidos de exoneração e troca, por iniciativa do prefeito, na Secretaria de Mobilidade Urbana e o seu “braço direito”. 

JOGOS ABERTOS
André Domingos deixa a Secretaria de Esporte menos de uma semana depois do prefeito Ed Thomas ter pleiteado e conseguido o direito de sediar os Jogos Abertos do Interior no ano que vem. 

CORAÇÃO FERIDO
Magoado, o ex-secretário faz várias queixas, citando “descaso” da administração ao esporte. Além de fazer parte da campanha do prefeito, no começo de 2021, o então secretário promoveu a aproximação do prefeito com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

NOS BASTIDORES
Recentemente, correu nos bastidores a informação de que seriam extintas duas ou três secretarias municipais; sendo uma delas a de Esporte e que seriam transformadas em coordenadorias vinculadas a uma ou mais de uma Secretaria.  

SEM COGITAÇÃO
A informação veiculada pelo Plantão foi contestada pelo prefeito Ed Thomas, que disse não ter ocorrido cogitação sobre o assunto, em especial que juntaria secretarias na Seduc (Secretaria Municipal de Educação). 

Publicidade

Veja também