Apagão nacional afeta clientes de 12 cidades da região de Prudente, apontam concessionárias

Evento externo no Sistema Interligado Nacional comprometeu suprimento de energia em várias localidades do país; causas estão sob análise pelo ONS

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 15/08/2023
Horário 14:57
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Interrupção de energia foi registrada entre 8h30 e 8h52 desta terça-feira
Interrupção de energia foi registrada entre 8h30 e 8h52 desta terça-feira

Na região de Presidente Prudente, 12 cidades atendidas pela Energisa Sul-Sudeste e Neoenergia Elektro tiveram clientes afetados pela queda na geração de energia registrada em todas as regiões do país na manhã desta terça-feira.

Trata-se de Presidente Prudente, AdamantinaÁlvares Machado, Alfredo Marcondes, Emilianópolis, Euclides da Cunha PaulistaIndiana, Martinópolis, Osvaldo Cruz, PirapozinhoPresidente Epitácio e Santo Anastácio.

Em nota, a Energisa esclareceu que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país. Para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. "O restabelecimento do serviço está sendo feito à medida que a ONS libera", apontou na nota enviada na manhã desta terça.

Na área de concessão da Energisa Sul-Sudeste, o restabelecimento ocorreu de forma gradativa. A interrupção foi registrada entre 8h30 e 8h52 e afetou 129 mil clientes de 28 municípios de toda a sua área de concessão.

Já a Neoenergia Elektro comunicou que foi autorizada pelo ONS a restabelecer as cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional. "Nas 228 cidades atendidas pela concessionária nos Estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, 28% das cargas foram afetadas para 61 municípios. A ocorrência teve início às 8h30 e o processo de recomposição concluído às 8h45 para 100% dos clientes. As causas da ocorrência ainda estão sob análise pelo ONS", expôs.

Causas são apuradas

Conforme a Agência Brasil, o ONS explicou que as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas, mas que ela foi provocada pela “abertura das interligações entre” as regiões Norte e Nordeste e as regiões Sul e Sudeste. O episódio fez com que, no Norte e Nordeste, 16 mil megawatts deixassem de ser gerados no Sistema Interligado Nacional pela manhã.

Essa energia deixou de ser gerada porque um incidente ativou o chamado “Esquema Regional de Alívio de Carga” do Operador Nacional do Sistema. Isso acontece de forma automática e serve para “proteger o sistema elétrico de danos maiores”.

A queda na geração acabou suspendendo o funcionamento em algumas linhas de metrô, em São Paulo (SP). Na Bahia, o serviço ficou suspenso na capital, Salvador, e região metropolitana, onde os usuários tiveram que deixar os trens e as estações.

O Ministério de Minas e Energia informou que vai criar uma “sala de situação” para acompanhar o caso e que apura as causas do incidente. O titular da pasta, ministro Alexandre Silveira, antecipou o retorno ao Brasil, enquanto cumpria agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Paraguai.

As empresas que operam energia nos Estados chegaram a emitir comunicados sobre o ocorrido.

Publicidade

Veja também