Durante a cerimônia de abertura da 39ª edição da Apas Show, realizada nesta segunda-feira (12), a Apas (Associação Paulista de Supermercados) anunciou o lançamento de uma nova iniciativa de qualificação profissional voltada aos trabalhadores do setor supermercadista.
O anúncio foi formalizado com a assinatura de um termo de cooperação entre a Escola Apas e importantes parceiros da indústria, como as panificadoras Costa Lavos e MM Foods, além de referências em proteínas e fatiados, BRF e Friboi. Segundo a Apas, juntas, as instituições vão oferecer cursos práticos focados em áreas fundamentais do varejo alimentar, como açougue, padaria e atendimento ao cliente.
De acordo com a Apas, com essa iniciativa, que vai abranger a região de Presidente Prudente, os supermercadistas associados poderão treinar suas equipes com quem é referência na área.
O objetivo, segundo a Apas, é ampliar as possibilidades de desenvolvimento de carreira para operadores de caixa, estoquistas, repositores e demais profissionais da linha de frente, capacitando-os para atuar em funções técnicas com alto valor agregado. “Operadores de caixa, estoquistas ou repositores, por exemplo, terão oportunidade de se capacitar para se transformarem em bons açougueiros, padeiros, entre outros. Oferecer maior qualidade em cada serviço fortalece as conexões entre o setor supermercadista e os consumidores”, destacou Erlon Ortega, presidente da Apas.
De acordo com Ortega, a iniciativa também reforça o papel social e comunitário dos supermercados. “É comum encontrar consumidores que reconhecem seu supermercado como uma extensão de casa, um ambiente acolhedor, com atendimento personalizado e voltado às suas necessidades”, afirmou.
A Apas Show, considerada a maior feira supermercadista de alimentos e bebidas do mundo, segue até amanhã (15), no Expo Center Norte, em São Paulo. Com expectativa de atrair 150 mil visitantes e movimentar R$ 16,5 bilhões em negócios - alta de 7,8% em relação a 2024 - o evento reúne 900 expositores, sendo 250 internacionais, representando 22 países. A edição deste ano ocupa 102 mil metros quadrados e conta com mais de 130 palestrantes no Congresso de Gestão, consolidando-se como a principal vitrine de tendências e conexões do setor.