Apesar de ser realidade em cartórios, testamento vital nunca foi emitido em Prudente

Por meio do documento, cidadão deixa orientações sobre como deseja ser tratado caso fique incapacitado de expressar sua vontade em razão de acidente ou doença grave

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/07/2023
Horário 13:34
Foto: Freepik
Testamento vital pode ser facilmente feito em cartório ou até de forma eletrônica
Testamento vital pode ser facilmente feito em cartório ou até de forma eletrônica

Embora seja uma realidade nos cartórios do país, Presidente Prudente é uma das poucas cidades do Estado de São Paulo que ainda não realizaram escrituras públicas de testamento vital, documento por meio do qual uma pessoa deixa registradas orientações sobre como deseja ser tratada caso venha a ficar incapacitada de expressar sua vontade em razão de acidente ou doença grave, como a de não se submeter a tratamento de prolongamento de vida de modo artificial ou, ainda, deixar claro que se recusa a receber transfusão de sangue em caso de acidente ou cirurgia.

As informações são do CNB/CF (Colégio Notarial do Brasil/Conselho Federal), entidade que reúne os 8.344 Cartórios de Notas do país. Segundo levantamento, desde 2012 foram feitas quase 4 mil escrituras públicas de testamento vital em São Paulo, sendo que o recorde de atos ocorreu em 2021, quando o país enfrentava o auge da crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19. Naquele ano, foram feitas 588 DAVs (Diretivas Antecipadas de Vontade), das 4.568 já realizadas por Cartórios de Notas no Estado. 

“O testamento vital nada mais é do que a vontade expressa do declarante sobre a quais tratamentos quer ser submetido, bem como quais não deseja. É um documento que pode ser feito a qualquer momento”, explica Daniel Paes de Almeida, presidente do CNB/SP. “Apesar de ser facilmente feito em cartório, não há como expressar a vontade da eutanásia, por exemplo, pois a lei brasileira não prevê essa possibilidade”, completa.

Para realizar, o interessado deve comparecer em um Cartório de Notas munido de seus documentos pessoais. O testamento vital também pode ser realizado de forma eletrônica, por meio da plataforma digital nacional www.e-notariado.org.br. Nesta situação, o cidadão escolhe o Cartório de Notas de sua preferência para solicitar o serviço, em seguida é agendada uma videoconferência com o tabelião de notas e a escritura é assinada eletronicamente, por meio de um certificado digital gratuito que pode ser emitido pela mesma plataforma.

Morte legalizada

Após ser vetada quatro vezes pelo presidente da República e aprovada cinco vezes pelo Parlamento, desde 10 de julho está descriminalizada a morte assistida em Portugal. A regulamentação, no entanto, deve demorar 90 dias para sair. Segundo o texto publicado, a morte só pode ser realizada a maiores de 18 anos e se o suicídio assistido for impossível por incapacidade física do doente.

A morte medicamente assistida (não punível) agora vigente em Portugal ocorre por decisão da própria pessoa, maior de idade, de nacionalidade portuguesa ou que resida legalmente em território português. Essa pessoa deve estar em situação do sofrimento de grande intensidade, com lesão definitiva de gravidade extrema ou doença grave e incurável, e pode praticá-la ou ser ajudada por profissionais de saúde.

A eutanásia e o suicídio assistido também já são permitidos em outros países europeus, como Espanha, Bélgica, Luxemburgo e Holanda. Nos Estados Unidos, o procedimento já é permitido nos Estados do Oregon, Vermont, Califórnia e Washington. Há ainda na lista Canadá, Uruguai e Colômbia.

Publicidade

Veja também