A UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) de Presidente Prudente realiza, nesta semana, trabalho de manejo ambiental no Residencial Monte Carlo, que será concluído nesta sexta-feira. Na próxima segunda-feira, começa a coleta de sangue casa a casa para o diagnóstico da leishmaniose e a microchipagem de cães. O serviço ocorre devido ao diagnóstico de leishmaniose visceral americana em um morador do bairro.
A UVZ também realizará, a partir de segunda-feira, o recolhimento de materiais que deverão estar na calçada e devidamente ensacados até as 8h da manhã.
Os agentes têm dado orientações com o objetivo de evitar acúmulo de material organizado que propicie condições favoráveis de umidade e temperatura ao desenvolvimento do mosquito-palha, transmissor da zoonose.
No Residencial Monte Carlo, também haverá um plantão no dia 17 de maio, das 13h30 às 16h, com coleta de sangue para testagem da leishmaniose, além da microchipagem de cães acima de seis meses de vida. O plantão visa atender os proprietários que não foram encontrados em casa.
Uma equipe da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) fará a borrifação nas imediações da casa onde foi detectado o caso em humano.
As orientações são recolher folhas, frutos e restos de galhos e principalmente evitar o acúmulo de matéria orgânica; retirar matéria orgânica e folhas da superfície dos vasos de plantas, canteiros e floreiras; podar árvores para permitir a incidência de raios solares e evitar umidade do solo; e capinar e recolher grama.